InícioEditorialPolítica NacionalDino confirma posse para fevereiro de 2024 e diz que fica na...

Dino confirma posse para fevereiro de 2024 e diz que fica na Justiça até Lula indicar sucessor

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 14, que sua posse para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) está prevista para ocorrer no dia 22 de fevereiro do próximo. Esta é a primeira entrevista de Flávio Dino após ele ter sido eleito para ocupar um cargo no STF. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não indicar outro nome para ocupar a vaga de chefe da Pasta, Dino continuará a exercer suas funções como ministro da Justiça. “A princípio é esta a ideia, evidentemente, é ele [Lula] que decide porque o cargo a ele pertence. Se ele decidir que a substituição ocorre hoje ou amanhã, é evidente que será feito. Mas estamos no período em que há festas de fim de ano, Natal, Ano Novo, vai ter um período até que o novo ministro ou ministra seja indicado”, afirmou.

O Senado Federal aprovou o nome de Dino para ocupar uma cadeira no STF na noite de quarta-feira, 13, com 47 votos favoráveis a 31 contrários. O magistrado foi sabatinado por mais de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) simultaneamente com Paulo Gonet, indicado para o cargo máximo da Procuradoria-Geral da República (PGR) – este foi aprovado com 65 votos favoráveis a 11 contrários. Sobre a participação de um possível interino antes que um novo ministro ou ministra assuma, Dino afirmou que “acho que não teremos a figura do interino. A minha visão é de que essa transição se estenderá por umas duas ou três semanas até que o presidente indique”.

Já a previsão para que Paulo Gonet tome posse como procurador-geral da República está prevista para a próxima semana. Contudo, Dino afirma que este processo é mais simples, tendo em vista que Gonet ocupa, atualmente, um cargo na PGR. “Eu não poderia tomar posse na segunda-feira, igual ao doutor Gonet que tomará posse na próxima semana. Ele está na instituição, eu estou no mudando de instituição e vem o recesso judiciário”, disse. Outro tema que veio à tona durante a entrevista foi a relação entre Flávio Dino e Sergio Moro. Minutos antes do Senado iniciar a sabatina, Moro foi visto abraçando e cumprimentando o ministro. Contudo, Dino afirmou que não sabe dizer se ganhou o voto favorável de Moro, mas enfatizou que a relação entre ambos sempre foi de cordialidade e que na ocasião houve um “clima educado e gentil”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você