InícioEditorialEconomiaDocumentário “Histórias da vida” aborda o poder de transformação através da arte

Documentário “Histórias da vida” aborda o poder de transformação através da arte

Luisa e Ivanete, Maria e Maria Emília

Relatos de baianos que encontraram na arte, em todas as suas variações, a chave para viver melhor mesmo diante de desafios como uma doença ou uma jornada pesada de trabalho em hospitais estão reunidos no documentário “Histórias da vida”. Lançando em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a produção foi dirigida por Dayse Porto. O média-metragem de 35 minutos foi realizado a partir da lei federal de incentivo à cultura com patrocínio da Hapvida. A produção é da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil, com o apoio do jornal Correio.

Confira o resumo de 3 dos 10 capítulos do documentário:

CAP. 5: Luisa e Ivanete
Luisa, de 10 anos, nasceu com uma síndrome que lhe traz atrofia e rigidez dos membros. Coube à sua avó, Ivanete, cuidar da menina como mãe, dedicando-se integralmente. Após a recomendação de uma psicóloga, Ivanete incentivou a pequena a se expressar através da arte. Inteligente e talentosa, passou a pintar quadros com a boca e já chegou até a realizar algumas exposições.

CAP. 6: Maria Emília
Profissional da área da saúde, Maria Emília acredita que a arte transforma a vida. No limite da exaustão como chefe de enfermagem, durante a pandemia, começou a tocar pandeiro e encontrou na atividade um caminho para extravasar medos e se sentir pronta para seguir na sua missão, a ponto de adiar a sua aposentadoria pela consciência de que o momento necessitava mais do que nunca de profissionais de saúde como ela.

CAP. 7: Maria
Na infância, a enfermeira Maria Emília convivia muito com a avó, sua xará, Dona Maria, que há 12 anos havia recebido o diagnóstico de Alzheimer. A senhora, que sempre teve uma relação próxima com as artes, foi tratada com musicoterapia, escolha da família para trazer acolhimento e acessar as emoções. Atualmente, a neta estuda Medicina e escolheu pesquisar sobre o impacto da musicoterapia em pacientes com a doença par seu TCC. Uma forma de falar da avó e de sua experiência de amor perpassando a linguagem artística.

Assista ao filme:

Acesse bit.ly/historiasdavida e conheça o projeto. 


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você