InícioEditorialE finalmente, qual o dia da lavagem do Bonfim? Aprenda e nunca...

E finalmente, qual o dia da lavagem do Bonfim? Aprenda e nunca mais esqueça!

A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, que se tornou essa imensa celebração, é mais uma das inteligentes maneiras que o povo negro inventou para conseguir manter viva suas tradições. Em um resumo bastante breve, Oxalá foi fazer uma visita ao reino do seu filho Xangô e, no caminho, reconheceu o cavalo dele perdido e com sede. Ao tentar levar o animal até um riacho, acabou confundido com um ladrão e preso pelos súditos do orixá da Justiça. 

A partir de então, misteriosamente, o reino passou a sofrer todo tipo de intempéries: secas, enchentes e doenças. Xangô então consultou os búzios (o oráculo). Foi quando descobriu a existência de um homem preso injustamente em seu território. Envergonhado, Xangô determinou que todos os habitantes do reino fizessem fila com quartinhas na cabeça e água do mesmo rio e lavassem os pés de Oxalá pedindo misericórdia. 

Pegou a visão? Lavar os pés . Lavagem… Pronto: a lavagem das escadarias da basílica foi a forma encontrada para lavar simbolicamente os pés de Oxalá todos os anos. Mas, quando fazer isso? Qual foi o dia escolhido para exaltar o “pai da vida e da morte”?  Bom, era preciso “tirar de tempo” e encaixar a festa no meio do calendário católico. 

É aí que surge a dúvida que perdura até hoje. O público em geral sempre faz confusão sobre qual essa data. Aliás, existe data? Seria sempre na segunda quinta-feira do ano ou na primeira? Há quem diga que é na terceira. O fato é que essas dúvidas sempre aparecem quando se tratam de celebrações de origem africana (se fosse cristã ninguém estava perguntando).

Este mesmo jornal escreveu esta semana que a festa do Bonfim mantém a tradição de ser comemorada na segunda quinta-feira do ano. Acontece que a tradição nunca existiu. Pois então, é preciso justamente recorrer ao calendário católico para saber exatamente qual o dia da lavagem. Bora lá?

As celebrações ao Senhor do Bonfim iniciam com um novenário no dia seguinte ao  Dia dos Santos Reis, comemorado em 6 de janeiro, o fim do ciclo natalino. Pegue essa referência e não esqueça mais – 6 de janeiro, Dia de Reis. O dia exato em que se comemora Nosso (lá deles) Senhor do Bonfim é no segundo domingo depois do Dia de Reis. Repetindo: o Dia do Bonfim (para os católicos) é no segundo domingo depois do dia 6 de janeiro (Dia de Reis) – em 2023, será dia 15. Captou? Mas aí não estamos falando da lavagem ainda. 

Então: a Lavagem do Bonfim e das escadarias é na quinta-feira anterior ao Dia do Bonfim no calendário. Neste ano, a lavagem ocorrerá então no dia 12 de janeiro. Os escravizados e seus descendentes meteram água de cheiro no meio da celebração católica sem eles nem perceberem. É essa festa em pleno dia útil, e de origem no candomblé, que reúne quase 2 milhões de pessoas nas ruas todos os anos – e não a católica do domingo. 

Leia também: Do algodão ao ouro: conheça a história das fitinhas do Bonfim

Tudo bem (ou não) que tudo virou uma coisa só e hoje até a imagem de Senhor do Bonfim sai em procissão na frente das baianas com suas quartinhas cheias d’água e alfazema. Tudo bem que, depois de séculos, padre Edson Menezes (que não é besta nem nada) abre o portão do gradil e permite o acesso do povo à igreja.

Mas, no dia da lavagem, quando estiver curtindo todo o sagrado e profano que ela tem a oferecer, lembre-se da mitologia iorubá, lembre-se de Xangô e Oxalá, lembre-se da fé, das dores e das lutas de um povo que deu origem a tanta festa e cultura.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você