InícioEconomia cresce 0,69% em junho, diz Banco Central

Economia cresce 0,69% em junho, diz Banco Central

A economia do país em junho cresceu 0,69% em relação a maio, conforme o IBC-Br, índice do Banco Central que mede a atividade econômica mês a mês. A divulgação foi nesta segunda-feira.

O resultado em junho interrompeu uma sequência de quedas em abril e maio. No segundo trimestre do ano, a expansão chegou a 0,57%.

Esses dados são dessazonalizados, ou seja, ajustados para compensar diferenças na atividade econômica por causa de fatores específicos de cada época do ano.

Com relação a junho de 2021, o crescimento foi de 3,09%, mas sem essa correção sazonal. Também sem o ajuste, o IBC-Br apontou crescimento de 2,24% no primeiro semestre e de 2,18% em 12 meses até junho.

O conselheiro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Cesar Bergo, diz que o crescimento foi acima do esperado e que a redução de impostos ajudou indústria e agronegócio.

Segundo o economista, os indicadores justificam otimismo para o ano, mas é preciso mais tempo para dizer que o crescimento é sustentável.

O IBC-Br é considerado uma prévia do PIB, que é oficialmente divulgado pelo IBGE. O próximo anúncio do PIB está previsto para setembro.

Economia Brasília 15/08/2022 – 15:41 Sâmia Mendes – GT Passos Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional economia Crescimento banco central segunda-feira, 15 Agosto, 2022 – 15:41 110:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adriana Accorsi recebe a empresária Xenia Dandrade

A deputada delegada Adriana Accorsi tem sido uma verdadeira aliada da população carente de...

Eduardo Leite pede adiamento do Concurso Unificado após chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza ao menos 44.640 pessoas prejudicadas pelos temporais; concurso está...

Moraes ganha tempo com decisão sobre Seif no TSE diante de pressão de aliados

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF Alexandre de Moraes 02 de maio de 2024 | 12:21 ...

Mais para você