Governo lança novo leilão verde para ampliar investimentos na Amazônia

Compartilhe

BRASIL

Instituições financeiras poderão captar recursos do governo a uma taxa de 1% ao ano

Isabela Cardoso

COP30 acontece em Belém do Pará

COP30 acontece em Belém do Pará –

Durante a COP30, o Governo Federal lançou a quarta edição do leilão Eco Invest Brasil, uma iniciativa que visa aumentar a participação do setor privado em projetos sustentáveis. Com um foco especial na Amazônia Legal, este evento promete direcionar investimentos significativos para áreas como biotecnologia, turismo ecológico, bioeconomia e infraestrutura, sempre com ênfase em práticas de baixo carbono através do Fundo Clima.

Nesta edição, as instituições financeiras terão a oportunidade de captar recursos do governo a uma taxa extremamente atraente de apenas 1% ao ano, em contraste com os 15% da taxa Selic. Para garantir essa taxa, os bancos precisam apresentar propostas que alavanquem o financiamento no mercado, multiplicando cada empréstimo em pelo menos quatro vezes, o que representa um desafio significativo.

A expectativa é de que a iniciativa atraia entre R$ 2 bilhões e R$ 4 bilhões, com a ambição de que mais de 60% desse valor venha de investidores internacionais. Os recursos alavancados serão direcionados a projetos adequados ou a fundos especializados nas categorias cobertas pelo leilão, maximizando o impacto ambiental e social.

Esse modelo inovador não só reduz o risco para os bancos que financiam projetos verdes, mas também permite que emprestadores ofereçam taxas competitivas no mercado, aumentando a margem de segurança. Como um bônus adicional, 20% da alavancagem obtida no mercado privado pode ser captada diretamente do governo, criando uma rede de segurança para compensar perdas e financiar a assistência técnica necessária para os empreendimentos sustentáveis.

Os investimentos abordarão sete áreas prioritárias: bioeconomia, restauração e manejo florestal, bioindustrialização, turismo ecológico, turismo de base comunitária, infraestrutura aquaviária e portuária, e infraestrutura habilitante como energia elétrica e gestão de resíduos. Além disso, pelo menos 25% dos recursos devem beneficiar a Amazônia Legal, com um compromisso de destinar 10% à bioeconomia e até 40% para a restauração florestal.

Esse leilão é uma parte fundamental de um pacote mais extenso para promover a transição ecológica no Brasil. Nas edições anteriores, já foram mobilizados mais de R$ 37 bilhões em projetos verdes, abrangendo desde a redução de custos de proteção cambial até a recuperação de áreas degradadas. O quarto leilão foi apresentado no pavilhão brasileiro da COP30, com a presença remota do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que destacou a importância de valorizar a floresta em pé em vez da devastação.

Seu envolvimento e opinião são valiosos para nós! O que você pensa sobre essa nova iniciativa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você