InícioEditorialEdukatu impactou mais de mil moradores de Dias D'Ávila com ações de...

Edukatu impactou mais de mil moradores de Dias D’Ávila com ações de sustentabilidade

Com um alcance de mais de mil pessoas este ano, o Programa Edukatu promoveu uma série de atividades sobre a importância do consumo consciente,  da reciclagem e da gestão adequada de resíduos para educadores, alunos e outros moradores de Dias D’Ávila. A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Akatu e a Braskem, que apostou em atividades porta a porta e campanha digital, além da plataforma online de aprendizagem para tratar o tema sustentabilidade em municípios da Região Metropolitana de Salvador. 

“Trabalhamos com o consumo consciente e com a sustentabilidade no dia a dia, sendo fundamental ter a oportunidade de conversar com as pessoas, tirar dúvidas e motivá-las a adotar novos hábitos”, conta Denise Conselheiro, gerente de educação do Instituto Akatu. “Foi muito gratificante, e até emocionante, poder trabalhar com as escolas e ver o engajamento dos educadores e dos jovens em Dias D’Ávila, além de visitar moradores para explicar que ações simples, como reduzir a geração de resíduos e fazer o descarte adequado, fazem uma grande diferença para todos nós”, ressaltou.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com a associação de moradores do bairro de Leandrinho, a partir de outubro, quando foi promovida uma ação porta a porta, convidando a população local a rever hábitos e a praticar ações mais sustentáveis.  A iniciativa continuou durante todo o mês de novembro, com uma campanha digital focada nas seis “Perguntas do Consumo Consciente”: 1) Por que comprar?; 2) O que comprar?; 3) Como comprar?; 4) De quem comprar?; 5) Como usar? e 6) Como descartar?. No encontro de encerramento, em dezembro, os participantes compartilharam os avanços e pontos de melhorias das ações, além de iniciar o planejamento para 2023, com o objetivo de ter uma participação ativa da comunidade para uma melhor gestão dos resíduos.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, o projeto cumpre seu papel de conscientizar a população por meio de ações educativas. “Procuramos despertar a reflexão sobre o tema sustentabilidade, para que os moradores destas comunidades sejam protagonistas das ações de consumo consciente e descarte correto,” destacou.

O projeto ainda conta com uma plataforma on-line de aprendizagem, desenvolvida pelo Instituto Akatu, sobre consumo consciente e está presente no estado da Bahia desde 2013. O espaço digital estimula professores e alunos a desenvolverem atividades escolares sobre temáticas socioambientais e se tornem protagonistas de um futuro mais sustentável.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cesta básica em São Paulo aumenta 1,15% em outubro

Os dados mais recentes do Procon-SP, em parceria com o Dieese, revelam que o...

Advogados que não votaram nas eleições da OAB-BA estão sujeitos a multa

O voto nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é obrigatório, com...

Países árabes rejeitam propostas de redução de combustíveis fósseis na COP29

O representante da Arábia Saudita, Albara Tawfiq, anunciou que os países árabes não aceitarão...

Barroso afirma estar preocupado ao comentar sobre plano golpista: “O Brasil não era assim”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou, nesta quinta-feira (21),...

Mais para você