InícioEditorialEconomiaEmpresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

A retomada da gratuidade aprovada nessa terça-feira foi incluída por deputados em uma Medida Provisória sobre regras do setor aéreo.

O trecho polêmico gerou debate entre os senadores e, acabou sendo votado em separado. Por 53 votos contra 16  foi derrubada a cobrança da taxa de bagagens. 

O relator, senador Carlos Viana, do PL de Minas Gerais, chegou a retirar o trecho do parecer, mas perdeu a votação em plenário. Viana fez um apelo e chamou a medida de retrocesso e que vai prejudicar as empresas aéreas.

Em 2017 as companhias aéreas foram autorizadas a cobrar pela bagagem despachada. 

Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, foi quem apresentou o destaque. Ele afirmou que a promessa  do setor aéreo era que os preços das passagens iriam baixar, o que não aconteceu. Trad apresentou dados mostrando que, mesmo com a cobrança da taxa de bagagens o preço da passagem subiu 8% em 2019 e 20% no ano passado.

Além do despacho gratuito, a medida também traz alterações no Código Brasileiro de Aeronáutica. A MP foi editada em dezembro de 2021 pelo governo federal como parte do Programa Voo Simples, que contempla mais de 60 ações da Anac para simplificar e desburocratizar o setor de aviação.

Ainda nesta terça-feira o Senado Federal aprovou a Medida Provisória que traz isenção de Imposto de Renda Retido na Fonte  para pagamentos de arrendamento de aeronaves por empresas brasileiras e do exterior. O texto vai à sanção presidencial.

Economia A medida contempla bagagens de até 23 quilos em voos nacionais Brasília 18/05/2022 – 00:04 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional despacho de bagagem quarta-feira, 18 Maio, 2022 – 00:04 2:15

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você