Auxiliares do ministro da Justiça, Flávio Dino, culpam o governo do Distrito Federal pela invasão aos prédios do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto promovida por manifestantes bolsonaristas e golpistas, na tarde deste domingo (8/1).
Nos bastidores, a avaliação de integrantes da cúpula do Ministério da Justiça é de que o governo do DF, responsável pela segurança na Esplanada dos Ministérios, não reagiu previamente para evitar a invasão, mesmo tendo sido previamente alertado.
Bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Protesto chega ao Palácio do Planalto Reprodução
Bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto 23jpg
Manifestantes tentam entrar no Palácio do PlanaltoReprodução
Bolsonaristas sobem a rampa do Palácio do Planalto
Bolsonaristas sobem a rampa do Palácio do Planalto durante ato antidemocráticoReprodução
Bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto 2
Clima é de tensãoReprodução
apoiadores do ex presidente jair bolsonaro patriotas invadem a rampa do Congresso Nacional para protestar contra o resultado das urnas 2
Bolsonaristas quebram bloqueio na Esplanada e sobrem rampa do Congresso
bolsonaristas-manifestacao-revista (1)
Apesar da tentativa de conter os manifestantes, policiais militares não conseguiram impedir as invasões
bolsonaristas-manifestacao-revista (3)
Bolsonaristas furam bloqueios na Esplanada e invadem o Congresso Nacional
Auxiliares de Flávio Dino avaliam que o governo do DF deveria ter aumentado o efetivo de policiais. Imagens divulgadas pelo Metrópoles mostram que a polícia usou apenas spray de pimenta para tentar conter os manifestantes golpistas.
O governo do DF é comandado pelo governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB). O secretário da Segurança Pública, por sua vez, é o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, que era ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro até dezembro.
Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios. Determinei ao setor de operações da SSPDF, providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília.
— Anderson Torres (@andersongtorres) January 8, 2023