InícioEditorialErosão do Morro do Careca deixa autoridades de Natal em alerta

Erosão do Morro do Careca deixa autoridades de Natal em alerta

Considerado um dos cartões postais do Rio Grande do Norte, o Morro do Careca reduziu o tamanho e alatura nas últimas décadas. A atração turística tem sofrido com o avanço do mar e com a erosão costeira. Nos últimos meses, pesquisadores, geólogos e a Defesa Civil tem registrado pequenos deslizamentos e desprendimento de blocos na praia e que geram riscos aos banhistas. Um estudo desenvolvido feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concluiu que o morro perdeu 2 metros e 37 cm no intervalo de 17 anos. A careca do morro também registrou diminuição. A vegetação nativa avançou em relação a Duna que forma a paisagem. “Essa parte que chamamos de careca tem diminuído. Como ela diminui, a vegetação também tem avanaçdo em áreas que antes não eram cobertas por vegetação. Está acontecendo um processo de revegetação dessas áreas que erma descobertas”, disse o pesquisador Rodrigo de Freitas, professor do departamento de geografia da UFRN.

Além disso, a areia que abastece o Morro do Careca não está chegando com a mesma intensidade que água retira quando as ondas batem. Pesquisas e diagnósticos ma das soluções da Prefeitura de Natal constataram que uma das soluções é projeto da engorda de Ponta Negra. A obra está em fase de licencimento e terá três etapas: a conclusão de uma proteção costeirae 1,1 km com blocos de concreto, a ampliação da faixa de areia da praia e proejtos de drenagem para Ponta Negra. A prefeitura local soliciou ao Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional o aporte de mais  R$ 32 milhões para a obra, que pode chegar a um orçamento total de R$ 110 milhões. A outra etapa é o enrrocamento de Ponta Negra, que deve ser finalizada até o início de janeiro, antes da engorda começar.

*Com informações do repórter Ícaro Carvalho

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasileiros têm o direito de ouvir Bolsonaro falar, diz Musk

No sábado (4.mai), ex-presidente afirmou que Lula e o ministro Alexandre de Moraes querem...

PF mobiliza mais de 300 policiais para atuar em desastre no RS

A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em...

Profecia? Não, Ciência. A tragédia gaúcha estava escrita e acontece

Na quinta-feira 25 de abril passado, às 13h43, os leitores do Correio do Povo,...

Temporal deixa mais de 418 mil moradores sem energia elétrica no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica após ser atingido por um...

Mais para você