A Prefeitura Municipal de Itamaraju tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saborosas, saudáveis, equilibradas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município.
Uma das preocupações do prefeito [Marcelo Angênica] é com a qualidade na alimentação escolar. “Buscamos sempre o melhor desempenho escolar, desta forma as crianças precisam estar bem nutridas. Focados nestas metas, trabalhamos para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou o prefeito.
Com o objetivo de sempre oferecer uma merenda de qualidade e saudável para os alunos, as refeições são acompanhadas pela nutricionista Jurânia Teixeira dos Santos, tendo um calendário rígido de entrega da merenda, para demonstrar à população o cuidado e a vigilância dos alimentos servidos aos alunos do município. Esse acompanhamento é realizado periodicamente pela equipe composta por servidores da Educação.
Mais de 11mil alunos recebem a merenda diariamente nas 41 escolas (29 na sede e 12 no campo) que compõem a rede municipal de ensino. Os recursos são repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, somando R$ 170 mil reais.
Diante dos aumentos nos índices, parte dos recursos que custeiam o programa de merenda escolar são providentes dos recursos próprios do município. Chegando a uma cifra de 600 mil reais anuais, devido à necessidade de melhorar a alimentação das crianças, com R$ 60 mil reais por mês, para complementar os gastos.
Sobre o abastecimento, a equipe frisou que toda semana as unidades recebem os mantimentos conforme o planejamento semanal. Os cardápios têm uma variedade entre os ingredientes: carne bovina, frango, hortaliças, frutas variadas e grãos. As quantidades entregues às instituições foram determinadas a partir dos relatórios feitos pelos diretores e merendeiras.
Eventualmente as escolas também servem vitaminas de frutas, iogurte com bolachas, frango desfiado com cenoura ralada, arroz e feijão preto, tiras de carne bovina com cenoura em cubos e arroz, bem como feijão com purê de batatas e outras.
Todo o trabalho de elaboração do cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional. A alimentação nas escolas e creches do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico.
Cuidados com os alunos
Alguns alunos da rede municipal que sofrem alguma restrição alimentar, geralmente causada por alguma alergia. Nesse caso, o responsável pelo aluno deve informar à gestão da escola a situação para solicitação de dieta especial.
A nutricionista analisa cada caso e envia uma orientação à escola, relacionando todos os produtos que são oferecidos na merenda com as devidas proibições e substituições, além de autorização para que o aluno possa levar um alimento específico de casa. A cozinha também prepara refeições individualizadas se for comprovada a necessidade.
Por | ASCOM- Prefeitura Municipal de Itamaraju