O Federal Reserve, que é o Banco Central dos Estados Unidos, aumentou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual. É o quinto aumento consecutivo. Com isso, os juros estadunidenses ficam entre 3% e 3,25%.
Para a professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Maria de Lourdes Mollo, a decisão pressiona a taxa de juros aqui no Brasil.
O Fed, Federal Reserve, afirmou que pode continuar aumentando a taxa de juros até que a inflação caia para a meta de 2% ao ano. Segundo a instituição monetária estadunidense, a inflação alta reflete os desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, com preços mais altos para alimentos e energia. Além disso, o fator da guerra na Ucrânia tem piorado a situação.
Os Estados Unidos registraram, em julho, a maior inflação dos últimos 40 anos, com 9,1% no acumulado de 12 meses. Ao mesmo tempo, os juros mais altos por lá devem desacelerar o crescimento da economia do país norte-americano, previsto para fechar em 2022 em apenas 0,2% do PIB.
Economia Brasília 21/09/2022 – 19:52 Jacson Segundo / GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional juros EUA Inflação quarta-feira, 21 Setembro, 2022 – 19:52 100:00