O ex-vice-presidente Mike Pence afirmou, nesta sexta-feira (15/3), que não irá apoiar a campanha de Donald Trump nas eleições deste ano, nos Estados Unidos (EUA). A declaração ocorreu em entrevista à rede de televisão Fox News.
“Não deveria ser surpresa que não apoiarei Donald Trump este ano”, disse. “Estou extremamente orgulhoso do histórico da nossa administração. Foi um histórico conservador que tornou a América mais próspera, mais segura e viu conservadores nomeados para os nossos tribunais num mundo mais pacífico”.
Pence, no entanto, afirmou que Trump está buscando e articulando uma agenda está em desacordo com a agenda conservadora com a qual governaram. “É por isso que não posso, em sã consciência, apoiar Donald Trump nesta campanha”, afirmou.
Ambos romperam oficialmente em meio à tentativa de Trump de questionar o resultado das eleições de 2021. O movimento resultou na invasão ao congresso norte-americano, em 6 de janeiro.
Momentos antes da invasão, Trump afirmou que Mike Pence, que participava da certificação da vitória de Biden, “não teve a coragem de fazer o que deveria ter feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de certificar os fatos corretos, não os fraudulentos ou inexatos”. Ele era pressionado para não reconhecer o resultado dos votos de alguns estados no Colégio Eleitoral.
No dia 6 de janeiro de 2021, apoiadores do ex-presidente dos EUA Donald Trump, inconformados com a vitória do democrata Joe Biden nas urnas, invadiram e depredaram o prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos (EUA).
Na ocasião, trumpistas ultrapassaram as barreiras de segurança e invadiram o interior do Capitólio. No local, ocorria sessão que confirmava a vitória de Biden nas eleições realizadas no ano anterior. Parlamentares que estavam no local precisaram ser retirados às pressas.