InícioEditorialPolítica NacionalEUA pedem que China ajude a conter os houthis, diz jornal

EUA pedem que China ajude a conter os houthis, diz jornal

Segundo o “Financial Times”, os norte-americanos querem que Pequim convença o Irã a controlar o grupo rebelde

Desde novembro, os houthis vêm atacando navios comerciais no mar Vermelho; o grupo é apoiado pelo Irã; na foto, embarcação dos EUA no mar Vermelho divulgação/Departamento de Defesa dos EUA – 12.jan.2024

PODER360 24.jan.2024 (quarta-feira) – 7h26

Os EUA pediram à China que convença o Irã a controlar os houthis para tentar conter os ataques do grupo rebelde a navios no mar Vermelho. A informação é do jornal Financial Times, que conversou com autoridades norte-americanas.

Segundo a publicação, foram feitos reiterados pedidos nos últimos 3 meses. Desde novembro, os houthis vêm atacando navios comerciais no mar Vermelho como forma de demonstrar apoio aos palestinos e ao Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza e está em guerra com Israel. Como resposta, os EUA realizam ataques contra o grupo rebelde.

Os houthis têm sua origem em um grupo do norte do Iêmen e pertencem ao segmento xiita da religião muçulmana, assim como o Irã. A religião une o grupo e o governo iraniano. Ambos se consideram integrantes do “Eixo de Resistência”, que inclui o Hamas.

Segundo o Financial Times, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o seu vice, Jon Finer, discutiram a questão com Liu Jianchao, chefe do departamento internacional do PCCh (Partido Comunista da China). As reuniões foram realizas neste mês, em Washington.

Um funcionário do Departamento de Estado disse que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, também discutiu o tema com autoridades chinesas.

Na semana passada, a China emitiu um comunicado apelando às “partes relevantes” para garantirem a passagem segura dos navios que navegam pelo mar Vermelho.

Uma das pessoas ouvidas pela publicação disse que os EUA continuariam a tratar do tema com a China, mas que não há perspectiva de que Pequim vá se envolver diretamente no conflito.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem de 22 anos foi assassinado em Prado

Um homem de 22 anos foi assassinado nas primeiras horas deste sábado (04) de...

Novo CEO da Vale tem que ser alinhado ao governo, diz ministro

Silveira (Minas e Energia) afirma que, quanto mais cedo seja resolvida a sucessão, melhor...

X de Musk tira Brasil da lista de países em que permite anúncios políticos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil X de Musk tira Brasil da lista de países...

Suspeito de estuprar adolescente de 13 anos é preso no DF

Getty Images 1 de 1 Desenho de menina com cabelos compridos roxos sentada com...

Mais para você