InícioEditorialEventos na Concha Acústica e TCA podem ficar mais caros com suspensão...

Eventos na Concha Acústica e TCA podem ficar mais caros com suspensão de benefício

Os membros da Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape) usaram a rede social para alertar que os ingressos de eventos realizados no Teatro Castro Alves (TCA) e na Concha Acústica podem ficar mais caros este ano. Segundo a categoria, o aumento é motivado pelo fim do incentivo que vinha sendo concedido pelo governo do Estado para ajudar os artistas e produtores a amenizarem os prejuízos causados pela pandemia.

Durante esse período, a Fundação Cultural do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) – responsável pela administração dos dois espaços, junto com a Funceb – concedeu um desconto de 50% no valor do uso do TCA e da Concha. Além disso, o Estado reduziu o percentual de arrecadação sobre cada evento de 10% para 5%. Segundo a Abape, sem este incentivo, os artistas e produtores culturais não têm outra opção senão aumentar o valor dos ingressos para suas produções.

Ainda segundo eles, a decisão do governo coincide com o incêndio que atingiu o teto do TCA e causou mais prejuízos para a categoria, que ainda se sente em recuperação dos prejuízos da pandemia.

“O setor ainda enfrenta grandes dificuldades que demandam tempo e mais apoio e políticas públicas por parte do poder público […] Artistas e produtores culturais vêm se manifestando e pedindo apoio da imprensa e da população para reverter a decisão”, destaca a Abape.

Em nota, a Secult afirmou que a decisão de retomar o valor cheio da pauta dos equipamentos tem o objetivo de não prejudicar a manutenção deles. A pasta alega ainda que a manutenção do desconto equivale à perda de pouco mais de R$ 1 milhão ao ano em receita. A Secult diz que a Abape não compareceu a uma reunião com a dirigente da Funceb, Piti Canella, no dia 27 de março, para tratar dos novos rumos para o setor cultural e de eventos da Bahia.

“Em sua trajetória enquanto produtora cultural por mais de 30 anos, a dirigente da Funceb, Piti Canella, se solidariza com os artistas e produtores por entender o mercado, porém é imprescindível que se mantenha a qualidade estrutural e de pessoal de todo Complexo do Teatro Castro Alves”, conclui a nota.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Devemos ao Exército não ter tido golpe em 2023”, diz Múcio

Ministro da Defesa defende as Forças Armadas e afirma que foi criticado por integrantes...

Brasil registra 180 violências contra crianças e adolescentes por hora

No Brasil, a cada hora, 180 casos de violência contra crianças e adolescentes são...

Cavalo ‘Caramelo’ é resgatado após ficar ilhado por quatro dias em telhado de casa em Canoas

Uma equipe conduzida pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar de São Paulo...

Múcio diz que governo vive “entrosamento absoluto” com militares

Ministro da Defesa afirma que teve parentes em acampamentos que resultaram na tentativa de...

Mais para você