São Paulo – Começou nesta sexta-feira (1º/12), na zona norte de São Paulo, a Expo Favela Innovation Brasil, feira de negócios com foco no empreendedorismo periférico.
O evento vai até domingo (3/12) e terá estandes de mais de 200 empreendedores das favelas brasileiras, selecionados nas edições estaduais da feira.
Além dos expositores, a programação também inclui debates com ministros do governo Lula (PT) e bate-papos com representantes de empresas nacionais e artistas.
Nesta sexta, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de um debate ao lado da secretária municipal de Cultura em São Paulo, Aline Torres, do cantor Zé Ricardo e do head dos Estúdios Globo, Amauri Soares, sobre o papel da cultura no desenvolvimento das narrativas periféricas. O bate-papo começa às 14h30.
Às 17h30, o cantor Xande de Pilares fala sobre a diversidade musical do Brasil, em uma roda de conversa com o músico Otto Maximiliano e o jornalista Thiago Crespo.
Entre os destaques do fim de semana estão painéis com o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, o produtor cultural Kondzilla, a diretora global de Diversidade e Inclusão no NuBank, Helena Berthô, a criadora do Festival Feira Preta, Adriana Barbosa, e a cantora Daniela Mercury.
O público do evento também poderá acompanhar um espaço de exposição para empreendedores da África que vivem no Brasil. Serão 50 expositores de países como Angola, Senegal, Moçambique, Togo, Camarões e República Democrática do Congo.
Os ingressos para a Expo Favela Innovation Brasil variam entre R$ 10 e R$ 40 e são vendidos no site do evento. As entradas mais baratas são destinadas a moradores de favelas.
A feira acontece no Expo Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista.