InícioNotíciasPolíticaFeira de Santana sediará III Congresso Regional da Amab; evento debate infância,...

Feira de Santana sediará III Congresso Regional da Amab; evento debate infância, juventude e o papel do Judiciário

No próximo dia 17 de outubro, a cidade de Feira de Santana sediará o III Congresso Regional da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), que nesta edição traz o tema “Infância e Juventude, Poder Judiciário e Inteligência Artificial “. O evento será realizado no Auditório do Cajueiro Convenções, na Rua Excelsior, bairro Subaé, a partir das 8h.

O congresso é organizado pela Amab, em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia (Emab) e a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), além da UNEF e UNIFAN. 

O evento reunirá a magistratura baiana, advogados, Acadêmicos de Direito e estará aberto ao público, criando um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário. Entre os palestrantes estão renomados juristas nacionais e internacionais, que abordarão temas como o apadrinhamento legal, a entrega voluntária para adoção, o uso de inteligência artificial na Justiça, e os impactos da tecnologia na infância e juventude.

A programação do evento começa às 8h40 com o credenciamento dos participantes e a mesa de abertura às 9h. O evento segue com uma série de painéis e palestras conduzidos por autoridades e especialistas da área jurídica.

  • Abertura oficial (9h30)

Desembargador Salomão Resedá, coordenador da CIJ, falará sobre os projetos e a atuação da Coordenadoria da Infância e Juventude.

Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (TJ-RJ), vencedor de dois Prêmios Innovare, será o responsável pela palestra sobre o Apadrinhamento Legal.

  • Painel: Atuação da Justiça e Desafios (10h30)

Palestrantes: Dra. Alianne Vasques e Dr. Daniel Konder de Almeida, abordando questões relacionadas à proteção da primeira infância e entrega voluntária para adoção.

  • Inteligência Artificial no Judiciário (11h)

Dr. Fábio Periandro Hirsch discutirá o impacto da inteligência artificial na prestação jurisdicional e a prevenção de responsabilidades funcionais.

Após o intervalo para almoço, o evento continua com mais palestras, incluindo temas como tutela coletiva na área da infância e juventude, e a utilização da tecnologia como forma de discriminação, com professores da Europa. O destaque da tarde será a conferência de encerramento com o desembargador Antônio Adonias Aguiar Bastos, que discutirá os desafios da jurisdição na atualidade.

De acordo com o diretor-geral da Emab, juiz Marcelo Lagrota, a escolha dos palestrantes e o enfoque na infância e juventude e inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário “demonstram a sensibilidade e a preocupação com a modernização da justiça e com o papel fundamental do Judiciário na construção de um futuro mais justo para as próximas gerações”. 

“O Congresso, além de promover um espaço de aprendizado e debate, reforça o papel da AMAB e da EMAB como referências na formação e atualização dos profissionais da área jurídica”, afirma o diretor.

As inscrições podem ser feitas pela internet, clicando no link: https://amab.com.br/congresso-regional-3.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Motorista embriagado causa acidente com duas motos em Guanambi

Um motorista embriagado dirigindo de modo zigue-zague na via pública e acabar colidindo contra...

CNJ regulamenta regras para nomeação de advogados dativos nos tribunais de todo país

Ato normativo aprovado pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) institui as regras...

Menino de oito anos e outras três pessoas são encontradas mortas e enterradas em sítio no Rio

Quatro pessoas foram encontradas mortas e enterradas em um sítio na cidade de Resende,...

Mais para você