InícioEditorialEconomiaFGV: índice de variação de aluguéis cai 0,31% em junho

FGV: índice de variação de aluguéis cai 0,31% em junho

O IVAR, Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, medido pela Fundação Getulio Vargas, caiu em junho, na comparação com o mês anterior. A taxa ficou em -0,31%, ante 0,59% de maio. A alta acumulada nos últimos 12 meses também recuou, passou de 8,83% em maio, para 8,05% em junho.

Na avaliação do coordenador do Índice de Preços Brasil, da Fundação, Paulo Pichetti, essa desaceleração do IVAR não deve mostrar o início de uma tendência de queda.

Ele acredita que o resultado do indicador deve se assemelhar cada vez mais com o IPCA, o índice do IBGE usado para medir a inflação oficial do país, e que vem sendo adotado como indexador dos contratos de aluguel residencial, depois que o IGP-M registrou taxas muito altas ao longo de 2020 e 2021.

O IVAR mede os preços dos aluguéis em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. E, São Paulo foi a única em que a taxa apresentou aceleração na variação média do aluguel residencial na passagem de maio para junho. As outras registraram taxas negativas.

 

Economia Rio de Janeiro 06/07/2022 – 10:57 Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional IVAR Aluguel Junho quarta-feira, 6 Julho, 2022 – 10:57 1:56

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem com fuzil é preso perto de convenção republicana

Segurança no local do evento foi reforçada após o ex-presidente dos EUA Donald Trump...

Anderson Torres aposta em reviravolta para não ser expulso da PF

Vinícius Schmidt/Metrópoles 1 de 1 PF Anderson Torres ex-secretário de Segurança Pública do DF,...

Chiquinho diz que é “vítima” e que relação com Marielle era “maravilhosa”

Na Câmara, deputado nega envolvimento com milícias; Domingos Brazão, irmão do congressista, também prestou...

Bambambã: juiz diz que empresário agiu de forma articulada e violenta

Dono do bar Bambambã – localizado na 408 Norte, em Brasília – Gabriel Ferreira...

Mais para você