InícioEditorialForró dá clima de São João ao Pelourinho

Forró dá clima de São João ao Pelourinho

O Pelourinho teve clima de São João neste domingo (21), com o Forró no Parque Tributo a Zelito Miranda, que homenageia o forrozeiro morto em agosto do ano passado, aos 66 anos. Foi a terceira e última edição da festa em 2023, que teve a presença de músicos e amigos de Zelito, como Eugênio Cerqueira, Trio Nordestino e Nadia Maia. O anfitrião foi novamente Del Feliz, convidado por Telma, viúva de Zelito, para liderar as homenagens.

Um dos casais mais animados da festa era formado pelo economista Luciano Dias e a artesã e designer Norma Cavalcante. Embora seja de Salvador, Luciano pouco frequenta o Centro Histórico e foi Norma que o estimulou a ir neste final de semana. O objetivo da visita do casal: umas aulinhas de forró que ela ofereceria a ele.

Norma deu aula de forró a Luciano

Alagoana de Arapiraca, Norma exibia desenvoltura como dançarina e professora. Na Bahia desde 1990, ela diz que o forró alagoano é mais pé-de-serra, mais tradicional que o baiano.

“Lá, é zabumba, sanfona e triângulo. Mas a festa daquido Pelourinho, eu gosto e lembra as do interior”, diz a artesã.

“Estou descobrindo o Pelourinho aos poucos. Sou de Salvador, mas não costumo frequentar. Hoje, vim mesmo para o forró. Pra mim, São João é a festa mais animada da Bahia”, diz Luciano.

O artista plástico Adilson Guedes não estava dançando nem cantando, mas também fazia sucesso com o público: ele havia confeccionado uma bomba gigante – sem pólvora , claro – de 1,20 m e toda hora alguém pedia pra tirar foto com a sua obra de arte. “O São João aqui no Pelourinho é uma oportunidade de aquecimento pra festa de junho”, revela o artista, que é de Salvador, mas tem família espalhada pelo interior, onde passa a festa junina, em cidades como Maragogipe, Cruz das Almas e São Felipe.

Del Feliz
O forrozeiro Del Feliz, anfitrião do Tributo a Zelito, se diz honrado de participar da homenagem ao amigo:

“O São João no Parque é tradicional na Bahia e teve Zelito à frente, junto com a esposa dele, por muitos anos. Nasceu no Parque da Cidade, foi para o MAM, veio para o Pelourinho e mantém a mesma energia”.

Eugênio Cerqueira, que trabalhou com Zelito por mais de 15 anos, era um dos músicos convidados. “Participo todos os anos do Forró no Parque e produzi todos os discos de Zelito de 15 anos para cá, além de ter sido músico dele. Fico emocionado sabendo que o projeto foi mantido, porque Zelito ensinou muito pra gente e tive o privilégio de conviver com ele por 20 anos”. 

O radialista e cantor de forró Walldo Silva deu uma canja na apresentação de Del Feliz e falou sobre Zelito: “Ele foi muito importante em minha carreira, porque era um sertanejo raiz e éramos vizinhos: eu, de Riachão do Jacuípe e ele, de Serrinha. Ele sempre me incentivou a cantar e gravar e é um dos grandes nomes do forró no Brasil”.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

José de Abreu faz revelação sobre sexo nos bastidores da Globo

Reprodução 1 de 1 Imagem de Tertúlio, de Mar do Sertão ...

Incêndio atinge depósito de material reciclado na zona leste de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito para materiais reciclados no Jardim José...

NOTA DE FALECIMENTO – Aparecida Aguilar

Aparecida Aguilar Data de falecimento: 02/05/2024 Saiba mais informações sobre o serviço de notas de falecimento...

Lula e ministros embarcam para o Sul após chuvas históricas

Presidente pousará em Santa Maria (RS); fará sobrevoo de áreas afetadas e se encontrará...

Mais para você