InícioEditorialPolítica NacionalFrente Parlamentar em defesa dos povos indígenas é lançada no Congresso

Frente Parlamentar em defesa dos povos indígenas é lançada no Congresso

Deputados e senadores lançaram nesta segunda-feira, 24, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direito dos Povos Indígenas, que terá a participação de 205 parlamentares. Oficializado em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a criação do bloco contou com a presença de lideranças representativas dos povos indígenas, como a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e o cacique Raoni. Na Câmara, a coordenação da frente parlamentar ficará com a deputada federal Célia Xakriabá e com o deputado federal Airton Faleiro. Os senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato responderão pelo bloco no Senado.

Entre os temas prioritários da frente estão a mineração ilegal e a demarcação de terras indígenas, além de mudanças climáticas. “Precisamos fazer, agora, com que o mundo olhe para a emergência indígena, e entender que não há luta pelo meio ambiente se não houver também a luta pela proteção dos direitos indígenas, suas gerações futuras e modos de vida. Sem isso nós não vamos encontrar a solução para a crise climática”, disse Guajajara durante o evento. Mais de 200 terras indígenas esperam por demarcação da Funai, e 13 territórios têm processo de homologação em andamento, segundo dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Uma das propostas criticadas pelas lideranças indígenas, em trâmite na Câmara dos Deputados, é o projeto de Lei 191/2020, que permite a mineração em terras ancestrais dos povos indígenas. Também nesta segunda-feira, acontece o primeiro dia da 19ª edição do Acampamento Terra Livre, com programação prevista até o dia 28, em Brasília.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você