Ministro do Esporte do governo Lula, André Fufuca (PP) avisou a aliados que quer disputar o Senado nas eleições de 2026 com o apoio do atual presidente da República.
Fufuca pretende concorrer ao cargo de senador pelo Maranhão, estado onde nasceu e pelo qual já se elegeu três vezes deputado federal desde 2014.
O ministro, porém, enfrentará um cenário concorrido. Hoje, já há pelo menos três nomes que querem concorrer ao Senado com o apoio de Lula no estado, para apenas duas vagas em disputa:
Weverton Rocha (PDT-MA), senador; Eliziane Gama (PSD-MA), senadora; Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão. Weverton e Eliziane precisarão renovar seus mandatos em 2026. Já Brandão, que está em seu segundo mandato como governador, não poderá tentar reeleição e também deseja concorrer ao Senado.
Apoio de Dino Além de Lula, outro apoio importante no Maranhão será o do ministro da Justiça e indicado de Lula ao STF, Flávio Dino. Mesmo na Corte, Dino continuará influente politicamente no estado.
Fufuca é aliado do futuro ministro do Supremo, mas não tão próximo quanto Eliziane e Brandão. Weverton, por sua vez, estava rompido com Dino, mas vem tentando reconstruir a relação.
Como noticiou a coluna, o pedetista vem tentando usar o fato de ser o relator da indicação ao STF no Senado para tentar amarrar o apoio de Dino a sua reeleição de senador em 2026.