InícioEditorialPolítica NacionalGoverno cria secretaria para organizar a COP30, em 2025

Governo cria secretaria para organizar a COP30, em 2025

Órgão será responsável por coordenar o planejamento da conferência do clima da ONU; funcionará até 30 de junho de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento que trata dos preparativos para a COP30, no Pará Ricardo Stuckert/Presidência da República – 17.jun.2023

PODER360 20.mar.2024 (quarta-feira) – 13h36

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou uma secretaria extraordinária para organizar a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). O evento será realizado em novembro de 2025, em Belém, no Pará. Eis a íntegra (PDF – 269 kB) do decreto 11.955/2024, publicado no DOU (Diário Oficial da União) nesta 4ª feira (20.mar.2024).

A secretaria funcionará até 30 de junho de 2026 e está vinculada à Casa Civil. Conforme o decreto, o órgão será responsável por coordenar, articular, orientar e monitorar as atividades da União, do Estado e da cidade-sede para realização da COP30.

A secretaria deverá promover a articulação com os órgãos e as entidades federais, estaduais, distritais e municipais necessárias à preparação da realização da conferência nas áreas de segurança pública, saúde e acomodação.

Além disso, a Secretaria de Gestão e Inovação do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) deve ceder temporariamente  30 funcionários para a nova estrutura, incluindo comissionados e efetivos.

COP30 A COP de 2025, sediada pela 1ª vez na Amazônia, será o marco de 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU. O tratado foi assinado em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O documento estabeleceu metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global.

O Ministério das Relações Exteriores estima que o país deve receber cerca de 50.000 visitantes em Belém nos dias da COP30. Como mostrou o Poder360, a cidade, entretanto, conta com 12.115 leitos de hotel em todas as categorias e precisaria, ao menos, quadruplicar sua capacidade hoteleira para atender a expectativa de público para o evento daqui a 1 ano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você