InícioEditorialPolítica NacionalGoverno de SP firma acordo com ONG para desenvolver políticas públicas em...

Governo de SP firma acordo com ONG para desenvolver políticas públicas em favelas

Nesta quarta-feira, 5, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou um acordo de cooperação com a Gerando Falcões para criação do projeto ‘Favela 3D’

Reprodução/Jovem Pan News

Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o acordo de cooperação com a ONG Gerando Falcões durante o evento Favela Power

Nesta quarta-feira, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou um acordo de cooperação com a ONG Gerando Falcões para elaborar políticas públicas voltadas às favelas de São Paulo. O Favela Power, maior encontro de comunidades do Brasil, foi organizado pela instituição e reuniu cerca de mil lideranças sociais de todo o país. Presente no evento, o governador selou o termo de cooperação que cria o projeto “Favela 3D”. Edu Lyra, que fundador da ONG, explicou os três passos para implementação do acordo: “Primeiro, um profundo diagnóstico social no território para entender a vulnerabilidade e a potência dessa favela. Segundo, a gente convoca toda a favela para aquilo que a gente chama de ‘imaginação cívica’. O que isso significa? Que a favela começa a desenhar seu próprio futuro. É um projeto de dentro para fora, de baixo para cima. Terceiro, é a etapa de execução. No geral é um cronograma de dois anos de operação. Nesse ciclo de um ano a dois anos, a gente retira as famílias da extrema pobreza e leva para a dignidade humana”.

De acordo com Lyra, a assinatura do termo de cooperação é um primeiro passo para a emancipar a população que vive nas favelas paulistanas: “A partir de agora oficialmente a gente senta com as secretarias, o terceiro setor, a Gerando Falcões, e o governo do Estado de São Paulo para elaboração de toda a estratégia de intervenção social nas favelas de São Paulo para construir a emancipação social dos moradores”. O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da ação: “No final das contas, são iniciativas para trazer moradia digna, saneamento básico e formação profissional (…) Quando a gente viu o que o Gerando Falcões está fazendo, quando a gente viu o Favela 3D, a gente viu que esse modelo funciona, esse modelo é legal. Se o Estado abraçar esse modelo e replicar o que está sendo feito a gente vai ter um resultado muito bom. Porque a tecnologia social eles desenvolveram. Eles têm o estado da arte, agora vamos pegar esse estado da arte e vamos replicar. O governo vai ser um instrumento para isso”. O projeto também conta com a parceria e patrocínio de grandes empresas da inciativa privada.

*Com informações da repórter Letícia Miyamoto

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Filhos de Cid Moreira são investigados por denunciação caluniosa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Reviravolta no caso da herança de Cid Moreira (1927-2024)....

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Mais para você

[the_ad id="181056"]