InícioEditorialPolítica NacionalGoverno federal afirma que Belém foi escolhida como sede da COP30

Governo federal afirma que Belém foi escolhida como sede da COP30

Capital do Estado do Pará, Belém foi confirmada como sede da COP30, a edição de 2025 da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente, segundo o governo brasileiro. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que gravou um vídeo junto com o governador paraense Helder Barbalho (MDB) e ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A definição pela sede do maior evento global sobre meio ambiente ocorre num momento em que o governo debate uma medida provisória do Executivo alterada no Congresso Nacional, que modificou finalidades administrativas e operacionais dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e dos Povos Indígenas (MPI).

Em novembro do ano passado, antes de tomar posse, o petista foi à COP 27, no Egito, e defendeu a candidatura brasileira. No vídeo publicado nesta sexta-feira, 26, nas redes sociais, o presidente diz que o interesse internacional na floresta e na sua preservação foi fator-chave para a escolha e que a conferência na Amazônia deverá representar um grande evento. “Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘Por que, então, não fazer a COP em um Estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia”, disse o presidente, destacando que a edição brasileira será “a melhor COP que já aconteceu no mundo”.

A ONU aprovou no último dia 18 de maio a realização da COP em Belém em novembro de 2025. “Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”, enfatizou Vieira. “Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente”, acrescentou Barbalho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra o marco temporal

Acampamento Terra Livre deve durar 5 dias e organização espera reunir mais de 6...

Monitor da USP diz que ato de Bolsonaro em Copacabana reuniu 32,7 mil pessoas

Foto: Saulo Angelo/Thenews2/Folhapress Ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro 21 de abril de...

Destruição da Amazônia reduz etnia Akuntsu a apenas 3 mulheres

A pressão ao longo de décadas de colonizadores e desmatadores reduziu uma das pouco...

Fiscalização da Lei Seca flagra ‘fadas’ cobrando para ajudar motoristas na blitz

A fiscalização da Lei Seca no Rio de Janeiro flagrou motoristas que cobram dinheiro...

Mais para você