InícioEditorialPolítica NacionalLíderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Logo Agência Brasil

Líderes de diversos países condenaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida nesta tarde (8). Em postagens nas redes sociais, chefes de Estado e de Governo manifestaram solidariedade e ofereceram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”, escreveu, na rede social Twitter, o primeiro ministro francês, Emmanuel Macron.

Notícias relacionadas:

  • Forças de segurança conseguem desocupar rampa do Planalto.
  • Manifestantes invadem Congresso, Planalto e STF.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se pronunciou. “Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”, postou.

Presidentes latino-americanos também repudiaram os atos antidemocráticos em Brasília. “Toda minha solidariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fascismo decide dar um golpe. As direitas não puderam manter o pacto da não violência. É hora urgente de reunião da OEA [Organização dos Estados Americanos] se quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática”, escreveu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que fez a postagem poucos minutos após a invasão ao Congresso Nacional.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, considerou “inadmissível” a ocupação da Praça dos Três Poderes. “Ataque inadmissível aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia”, postou Boric nas redes sociais.

“Como presidente da Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e do Mercosul, ponho em alerta os países membros para que nos unamos nesta inaceitável reação antidemocrática que tenta se impor noBrasil. Demostremos com firmeza e unidade nossa total adesão ao governo eleito democraticamente pelos brasileiros que encabeça o presidente Lula. Estamos junto do povo brasileiro para defender a democracia e não permitir nunca mais o regresso dos fantasmas golpistas que a direita promove”, escreveu Fernández.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Avanço de Nunes ao 2º turno coroa voo solo de Tarcísio sem Bolsonaro

São Paulo – A passagem do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), em primeiro...

Arthur Henrique (MDB) é reeleito prefeito de Boa Vista

Dentre as promessas para o novo mandato, Arthur disse que irá construir 999 habitações...

Eduardo Paes é reeleito para quarto mandato na Prefeitura do Rio de Janeiro

Vencedor do 1º turno na eleição do Rio de Janeiro, neste domingo (6), Eduardo...

Os partidos que mais cresceram ou encolheram de 2020 a 2024

BRENO ESAKI/METRÓPOLES 1 de 1 eleições-santo-descoberto7 ...

Mais para você