InícioGoverno inaugura Centro de Bioimagem e ampliação de UTI

Governo inaugura Centro de Bioimagem e ampliação de UTI

O governador Rui Costa inaugurou na manhã desta segunda-feira (11) o novo Centro de Bioimagem do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. A unidade agora conta com um aparelho de Ressonância Magnética, um novo tomógrafo e dois aparelhos de raio-x. O governador também entregou a reforma do centro cirúrgico do hospital e a ampliação dos leitos de UTI, que aumentaram de seis para 10 unidades.

“Ao todo, um investimento de R$ 15 milhões para cuidar da saúde dos baianos. um padrão de qualidade que não deve nada a nenhum hospital privado. Temos qualidade de acabamento e nos equipamentos que tem em qualquer hospital privado no Brasil. Esse é o nosso padrão pra fazer saúde pública, e vamos continuar neste ritmo”, afirmou o governador.”

O Centro de Bioimagem já está em funcionamento para pacientes internados no hospital e para o público externo. A marcação de exames é feita através dos Postos de Saúde e das Centrais de Agendamento. A unidade faz parte de um cronograma de investimentos em saúde do Governo do Estado e é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP). “Essa é mais uma unidade da PPP Estadual para bioimagem, onde nós estamos investindo R$1 bilhão ao longo de 10 anos. Essa primeira etapa consistiu na troca de todo parque de equipamentos de diagnóstico por imagem municipais e estaduais por gestão direta e também a ampliação e aquisição de tecnologias que nós não tínhamos”, explica os secretário de saúde Fábio Vilas-Boas.

O Centro de Bioimagem é gerido pela Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), que oferece mais agilidade na geração dos resultados dos exames. “Todas unidades tem a Central de Laudos Remota, 24 horas, onde os melhores radiologistas ficam de plantão.

A gente consegue com isso a entrega dos laudos em um tempo muito acelerado. Isso traz uma vantagem enorme para a população, na medida em que ela vai receber os laudos e vai conseguir seguir com o tratamento adequado com um tempo muito curto, de até 2 horas em casos urgentes ou emergentes’, afirma o presidente da RBD, Stéllio Espinheira.

Ampliação no atendimento

De acordo com o secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas, os aparelhos de bioimagem, o novo centro cirúrgico e os leitos de UTI ampliarão a capacidade e a complexidade dos atendimentos do Hospital Ernesto Simões. “O hospital vinha funcionando com um tempo de internação prolongado em função de não haver aqui esses equipamentos de bioimagem.

A expectativa é que a gente consiga ampliar a capacidade atendimento do hospital em pelo menos 20%, reduzindo o tempo de internação. Nós também vamos ampliar a resolutividade dos casos, passaremos a atender casos muito mais complexos aqui porque temos um aparelho de ressonância’, garante o secretário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Após declaração de João Roma sobre processo disciplinar, deputado Diego Castro diz que não foi notificado pelo PL

O deputado estadual Diego Castro afirmou, nesta segunda-feira (25), que não foi notificado...

Você sabe quais são os signos mais influentes do zodíaco?

Tem um amigo com uma capacidade natural de acumular seguidores (e admiradores) em qualquer...

Adolescentes são presos por latrocínio de motorista de aplicativo na Baixada Fluminense

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prendeu dois adolescentes, de 16 e...

Fazenda: TD Garantia permite PF usar título do Tesouro direto como garantia em operações

O Tesouro Nacional, a B3 e o Banco Central lançaram nesta segunda-feira, 25, serviço...

Mais para você