InícioEditorialPolítica NacionalGoverno Lula encerra escolas cívico-militares criadas por Bolsonaro

Governo Lula encerra escolas cívico-militares criadas por Bolsonaro

Programa será encerrado até o final deste ano letivo, em comum acordo entre os ministérios da Educação e Defesa; há cerca de 200 escolas no país que adotam este modelo

Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Governo Lula decidiu encerrar Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O governo Lula, por meio do Ministério da Educação (MEC), enviou, nesta terça-feira, 12, ofício às Secretarias de Educação comunicando o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, um dos principais projetos da gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). “Informamos a realização de processo de avaliação sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, liderado pela equipe da Secretaria de Educação Básica, Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, ao final do qual foi deliberado o progressivo encerramento do programa”, diz o documento. A informação é de Bruno Pinheiro, da Jovem Pan News.

O programa será encerrado até o final deste ano letivo, em comum acordo entre os ministérios da Educação e Defesa. Desde já, haverá um processo de desligamento gradual de profissionais vinculados às Forças Armadas envolvidos ou lotados nas escolas militares, de modo que não prejudiquem as atividades escolares. O governo chama de “normalização” o processo a ser desenvolvido pelo grupo. “A normalização do sistema de ensino, com “as definições de estratégias específicas de reintegração das Unidades Educacionais à rede regular de ensino será objeto de definição e planejamento de cada sistema”, informa o ministério. Atualmente, há cerca de 200 escolas no país que adotam o modelo, que tem gestão compartilhada entre as pastas da Educação e Segurança Pública, além da consonância com a Defesa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você