InícioEditorialGoverno nunca pagou extra do Auxílio Brasil para incentivar emprego

Governo nunca pagou extra do Auxílio Brasil para incentivar emprego

Seis meses após lançar o Auxílio Brasil, o governo Bolsonaro ainda não pagou nenhum real de um benefício extra prometido para “incentivar o esforço individual” das famílias pobres. Se fosse executado, o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana (Aipu) favoreceria os beneficiários que conseguissem um emprego formal.

Podem receber o Aipu os beneficiários que assinaram a carteira de trabalho. O emprego inclui trabalhador autônomo, microempreendedor individual e profissional liberal.

  • Matérias Especiais
    O Brasil que passa fome: crise da carne ilustra o país que empobreceu
  • avanço da fome personagem goiania
    Brasil
    Rotina de dor e desesperança: um em cada 7 brasileiros tem fome
  • Auxilio Brasil Caixa Aplicativo
    Brasil
    Ao menos 1,3 milhão de famílias aguardam pagamento do Auxílio Brasil
  • Vitrine eleitoral do governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil substituiu em novembro do ano passado o Bolsa Família, criado no governo Lula. A lei sancionada pelo presidente no fim de 2021 fixou, além dos benefícios do Auxílio Brasil, cinco “incentivos ao esforço individual e à emancipação”. Ou seja, estímulos para que o beneficiário obtenha um emprego sem correr o risco de perder o programa social.

    São eles: Auxílio Inclusão Produtiva Urbana; Auxílio Inclusão Produtiva Rural; Auxílio Criança Cidadã; Bolsa de Iniciação Científica Júnior; e Auxílio Esporte Escolar. Esses repasses atenderiam a um dos objetivos do Auxílio Brasil previstos em lei, o de “inclusão produtiva rural e urbana, com vistas à emancipação cidadã”.

    O Auxílio Brasil vem enfrentando outros problemas. Até março, o programa deixou pelo menos dois milhões de famílias em situação de extrema pobreza de fora da lista de beneficiários, como mostrou o repórter Carlos Madeiro na quinta-feira (26/5).


    0

    Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

    Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

    O post Governo nunca pagou extra do Auxílio Brasil para incentivar emprego apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Mais para você