A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (16/6) a abertura de 4.436 vagas distribuídas em 20 órgãos públicos. Segundo ela, os editais para seleção serão publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. O impacto orçamentário anual é de R$ 735 milhões para 2024.
Segundo Dweck, esse número de novas vagas não inclui os concursos já anunciados: Funai, MCTI, Polícia Federal e INSS (estes dois últimos abertos para provimento adicional).
Dweck convocou uma coletiva de imprensa para tratar sobre autorização para a realização de concursos públicos no governo federal.
“A gente quer tentar fazer esses concursos o mais rápido possível. O processo de anunciar e fazer não é trivial”, salientou ela.
Entre os critérios para priorização dos órgãos, estão:
Tempo desde o último edital de concurso público; Proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão; Proporção de aposentadorias, nos próximos 5 anos; Perdas identificadas com base na ocupação máxima; Mudança relevante na estrutura do órgão ou ampliação de atribuições nos últimos 12 meses; Nível de impacto imediato dos serviços para a população, considerando a transformação digital; e Importância do órgão para as políticas prioritárias do governo, com a visão de futuro. As 4,4 mil vagas estão distribuídas entre os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Educação (MEC), do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, da Saúde e da Ciência e Tecnologia.
Veja a lista:
Lista concursos 1
Lista concursos 2
Mais cedo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Geraldo Alckmin (PSB), anunciou pelas redes sociais 220 vagas em sua pasta, sendo:
120 para as carreiras de Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologistas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); e 100 para as carreiras de Analista Executivo e Pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).