InícioEditorialPolítica NacionalGoverno vai discutir alternativa à desoneração da folha após aprovação da reforma...

Governo vai discutir alternativa à desoneração da folha após aprovação da reforma tributária, diz Alckmin

Presidente em exercício afirmou que Planalto deve apresentar proposta após viagem de Lula e Haddad aos Emirados Árabes

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Declaração foi feita por Alckmin nesta terça-feira, 28

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou que uma nova proposta para a desoneração da folha de pagamento será discutida após a aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional. Durante uma reunião com representantes de entidades do setor privado, Alckmin informou que a ideia é apresentar uma proposta para os setores que estavam sendo beneficiados com o benefício, após a viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Emirados Árabes. Na semana passada, o presidente Lula vetou integralmente a proposta aprovada pelo Congresso Nacional que prorrogava até 2027 a medida que estabelece uma contribuição para a Previdência Social de 17 setores produtivos entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta, em vez da contribuição de 20% sobre a folha de pagamento. Sem a prorrogação, a medida valerá apenas até o dia 31 de dezembro deste ano.

Durante a reunião, Alckmin ressaltou a importância de buscar caminhos para a desoneração da folha de pagamento, especialmente considerando o desafio global de emprego e renda. O ministro destacou que é possível discutir a desoneração, citando o exemplo da área rural, onde pessoas físicas não pagam contribuição previdenciária sobre a folha, mas sim um percentual na venda do produto. Segundo Alckmin, essa medida estimula o emprego e a formalização. Além disso, o ministro mencionou que o governo está estudando uma nova versão do programa Desenrola Brasil, que permite a renegociação de dívidas, para beneficiar também as empresas. O objetivo é ajudar as empresas que enfrentaram dificuldades durante a pandemia e tiveram problemas relacionados às altas taxas de juros. Alckmin ressaltou a importância de discutir medidas para auxiliar as empresas, assim como foi feito para as pessoas físicas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

Mais para você