O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um discurso duro nesta segunda-feira (12), durante a diplomação da chapa presidencial eleita. Ele afirmou que os grupos que promoveram ataques antidemocráticos e espalharam desinformação nas eleições serão identificados e punidos.
“Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que identificados, garanto, serão responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, garantiu o ministro.
Moraes disse ainda que a Justiça Eleitoral se preparou para as “covardes violências” contra membros do Poder Judiciário e ataques contra a democracia.
“A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições. A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia ataques antidemocráticos ao estado de direito, e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário”, disse.
Ele continuou afirmando que a Justiça Eleitoral foi firme contra “extremistas, criminosos e milícias digitais” que agiram no período eleitoral.
“Os extremistas, criminosos, milícias digitais começaram a atacar a mídia tradicional, para substituir livre debate por mentiras. Coube à Justiça Eleitoral atuar de maneira séria e firme para evitar que desinformação maculasse liberdade de eleitores e eleitoras. Defesa da Justiça Eleitoral de maneira consistente demonstrou lisura das urnas”, afirmou.