InícioNotíciasPolíticaHÁ 20 ANOS – Todo governo tem medo de CPI

HÁ 20 ANOS – Todo governo tem medo de CPI

03:51

Até ontem à noite, o governo permaneceu acuado pelo escândalo protagonizado por Waldomiro Diniz. O governo saiu do canto do ringue com a fita divulgada pelo Jornal Nacional onde o subprocurador da República, José Roberto Santoro, aparece tomando o depoimento extra-oficial do bicheiro Carlos Cachoeira na madrugada do dia 12 de fevereiro.

A primeira fita (a de Waldomiro com Cachoeira) mostrou que existia um corrupto dentro do Palácio do Planalto como assessor do mais poderoso ministro do governo – o chefe da Casa Civil da presidência da República José Dirceu de Oliveira.

A fita exibida pelo Jornal Nacional mostra que havia um subprocurador da República certo de que criaria, no mínimo, uma grave crise política. Ele disse a Cachoeira em um momento da conversa entre os dois:

– Daqui a pouco, o Procurador Geral chega. Ele vai vir aqui e vai me ver tomando um depoimento para, desculpe a expressão, ferrar o chefe da Casa Civil da presidência da República, o homem mais poderoso do governo. Ou seja: para derrubar o governo Lula.

Antes mesmo, portanto, de tomar o depoimento oficial do bicheiro, o homem obrigado a zelar pelo cumprimento da lei (no caso, o subprocurador) já concluíra pela culpa do ministro José Dirceu. E mais: apostava que isso poderia resultar na queda do presidente da República.

Assim como o procurador Luiz Francisco Fernandes de Souza sempre foi tido como ligado ao PT, o subprocurador Santoro é, desde sempre, tido como ligado ao presidente do PSDB, José Serra. Santoro prestou serviços a Serra quando esse foi ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso.

Ele foi também um dos procuradores que detonaram o escândalo Lunus – empresa da então governadora Roseana Sarney, do Maranhão, e do seu marido Jorge Murad. O escândalo sepultou a candidatura de Roseana à presidência da República. A Polícia Federal encontrou R$ 1,4 milhão em dinheiro vivo no cofre da Lunus.

A temperatura política a partir desta manhã deverá atingir no Congresso um grau elevado. Porta-vozes do governo dirão que Santoro fez parte de uma manobra para derrubar o ministro José Dirceu e atingir o próprio presidente da República. Líderes dos partidos de oposição desafiarão o governo a apurar tudo por meio da instalação de uma CPI.

Se o episódio Waldomiro lançou suspeição sobre o governo, o episódio Santoro promoveu a mesma coisa com a oposição – ou parte dela, pelo menos. Assim como não é possível desvincular Waldomiro de José Dirceu, não dá para desvincular Santoro do PSDB e do seu presidente.

Não surgiu até aqui uma única prova de que Waldomiro fez o que fez (cobrar propina) a mando de José Dirceu ou com o prévio conhecimento dele. Não deverá aparecer uma única prova de que Santoro tenha agido sob inspiração de Serra.

E daí?

Na política, o que costuma valer não é o fato – mas a versão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

Mais para você