O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou, nesta sexta-feira (11/8), decreto para nomeação de 63 novos procuradores. Os aprovados participaram do oitavo concurso público da carreira, em 2022.
O último certame para a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) havia ocorrido em março de 2013 e terminou com a aprovação de 25 procuradores.
gdf nomeia procuradores2
Última aprovação é de 2013 Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
gdf nomeia procuradores3
Na oportunidade, o emedebista celebrou ao nomear os procuradores no Dia da Advocacia. Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
gdf nomeia procuradores
Os procuradores empossados serão distribuídos dentre as áreas especializadas da PGDF Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
gdf nomeia procuradores4
Com a chegada dos aprovados, o quadro de procuradores do DF, que atualmente possui 195 advogados públicos em exercício, terá um aumento de mais de 30% Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Com a chegada dos aprovados, o quadro de procuradores do DF, que atualmente conta com 195 advogados públicos em exercício, terá um aumento superior a 30% no total.
“Assumi um compromisso junto à procuradoria de reestruturar o órgão, que estava completamente abandonado. A última nomeação ocorreu em 2013, há mais de 10 anos. Em 2023, com o término do novo concurso, fazemos a maior nomeação de procuradores da história do Distrito Federal, mesmo em um momento de dificuldade financeira na arrecadação e de cobrança dos tributos devidos ao Estado”, declarou.
Na oportunidade, o emedebista celebrou a nomeação dos procuradores no Dia da Advocacia. “Quero registrar meu carinho pela profissão e dizer que sou advogado, mas estou emprestado ao governo”, acrescentou Ibaneis.
Os procuradores empossados serão distribuídos entre as áreas especializadas da PGDF, como a Procuradoria-Geral do Contencioso, a do Consultivo, a da Fazenda Distrital, além das procuradorias especiaus de Defesa da Constitucionalidade e de Processos dos Tribunais Superiores e Demandas Estratégicas.
“Recebemos 63 novos procuradores do DF. É uma vitória muito grande que contará, agora, com esse número expressivo de servidores no auxílio à implementação das políticas públicas, à arrecadação e a muitas outras atividades que os procuradores prestam na PGDF”, destacou a procuradora-geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão.
Homenagem Após assinar o ato de nomeação, o chefe do Palácio do Buriti recebeu homenagem no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), durante o evento O Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa.
“É um orgulho muito grande estar aqui no Dia do Advogado. Um local onde dediquei vários anos de minha vida. Minha advocacia é conhecida no Distrito Federal. Sobre a questão da liberdade religiosa, sempre valorizamos muito. Ultrapassamos todos os momentos difíceis e, hoje, vivemos uma paz religiosa no DF, com todos convivendo em harmonia”, finalizou Ibaneis.