O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou nesta segunda-feira que o orçamento do Censo 2022 terá que passar por recomposição.
De acordo com Azeredo, o avanço da inflação provocou impacto em insumos e equipamentos que são usados na realização das entrevistas. Em 2019, o custo da pesquisa nacional foi estimado em R$ 2,3 bilhões. Depois disso, os valores sofreram reajustes consideráveis.
O IBGE já sabe que, entre os gastos que vão extrapolar os valores definidos atualmente, estão o preço da gasolina e dos aluguéis de automóveis e aeronaves, necessários para o trabalho de campo.
Segundo o diretor de Pesquisas do IBGE, o assunto está encaminhado com o Ministério da Economia.
Sobre o assunto o Ministério da Economia informou que a Secretaria de Orçamento Federal só se manifesta sobre “créditos orçamentários cuja proposta já esteja formalizada e seus efeitos tornados públicos”.
*Com informações da Agência Brasil
Economia Brasília 27/06/2022 – 23:39 Agência Brasil Beatriz Arcoverde* – Editora da Radioagência Nacional IBGE Censo 2022 segunda-feira, 27 Junho, 2022 – 23:39 1:24