InícioEditorialEsportesIemanjá pop: por que a orixá é celebrada muito além do 2...

Iemanjá pop: por que a orixá é celebrada muito além do 2 de fevereiro?

Há 100 anos, o 2 de fevereiro é dia dela: Iemanjá! A celebração da mãe das águas é extremamente importante para a cultura da Bahia e de Salvador, mas já passou por diversas transformações ao longo do tempo. Hoje, aonde quer que você vá, lá está ela. Nos muros, estátuas, grafites… em miniaturas em lojas de lembrancinhas e até estampando nomes de centros comerciais e padarias.

O bairro do Rio Vermelho está lotado de ‘Iemanjás’. Aliás, não só o Rio Vermelho, Salvador está lotada de ‘Iemanjás’. Nesse aniversário secular dá para dizer uma coisa: Iemanjá vai muito além da religiosidade. Mas por que será que a mãe das águas conseguiu se tornar tão especial e ocupar um lugar no coração e na vida de tanta gente, mesmo daqueles que não são do candomblé, ou da umbanda, por exemplo? Como é que Iemanjá se tornou essa figura pop da moda, cultura, arte, gastronomia e até comercial em Salvador e na Bahia?

Tudo isso será falado nesse episódio especial do podcast O Que a Bahia Quer Saber, que traz mais uma festa popular de Salvador. Com a participação do historiador e professor Rafael Dantas, o podcast discute a presença pop de Iemanjá no Rio Vermelho, bairro mais boêmio de Salvador, e os impactos disso para a celebração dessa figura cultural e religiosa na cidade. 

Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas… O que é “podcast”?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alckmin sinaliza novas medidas de crédito à indústria gaúcha

Representantes da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) pediram ao vice-presidente...

Governo do RS: cidades provisórias devem dar “dignidade às pessoas”

Para resolver o problema dos desalojados no Rio Grande do Sul (RS), o vice-governador...

Brasil atinge taxa de alfabetização recorde, mas 11,4 milhões de pessoas não sabem ler e escrever

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados do Censo Demográfico...

Mais para você