InícioEditorialPolítica NacionalIndicação de Zanin ao STF deve ser votada até 21 de junho,...

Indicação de Zanin ao STF deve ser votada até 21 de junho, diz Randolfe

Líder do governo no Congresso afirmou que o senador Davi Alcolumbre, presidente da CCJ, concordou em dar um ‘rito célere’ para análise do escolhido por Lula; estimativa é que sabatina aconteça em 14 de junho

Geraldo Magela/Agência Senado – 14/07/2022

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é senador da República e ocupa o cargo de líder do governo no Congresso

A votação da indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF) deve acontecer até 21 de junho. A informação é do líder do governo Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP). Em conversa com jornalistas, ele afirmou que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), concordou com um “rito célere” para análise da escolha do advogado no colegiado e posterior votação em plenário. “A ideia é até o dia 21 de junho, nós votarmos”, disse Randolfe. Mais cedo, o senador Jorge Kajuru afirmou que Alcolumbre defende que a sabatina de Cristiano Zanin na CCJ aconteça na próxima semana, em 14 de junho. “Alguns senadores entendem que não seria o momento, deveríamos observar mais o cenário da votação no Senado. Mas não há nenhuma dúvida da aceitação dele, até porque não há nada em que você possa questionar o saber jurídico dele”, ponderou.

Como mostrou o site da Jovem Pan, o presidente Lula oficializou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga na Corte na última quinta-feira, 1º, em edição extra do “Diário Oficial da União”. Antes disso, o petista já havia confirmado a escolha do do advogado – que o representou durante processo da Lava Jato – para o cargo e chegou a dizer que o “Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”. “Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe da família, e conheço a formação do Zanin”, também afirmou. Com a indicação oficializada, o próximo passo é a sabatina na CCJ do Senado, seguido pela aprovação da indicação em plenário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você