O Índice de Confiança Empresarial subiu 0,8 ponto em setembro e alcançou o maior nível desde agosto de 2021, com 101,5 pontos.
O indicador – medido pelo Ibre, Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas – mantém a tendência de alta pelo sexto mês seguido, atingindo crescimento médio de 2,7 pontos no período entre julho e setembro.
O ritmo, no entanto, é menos intenso que o do trimestre anterior, quando o índice avançou 7 pontos.
Segundo o FGV, a alta da confiança empresarial de setembro foi influenciada pela melhora da percepção do empresariado sobre a situação atual e das expectativas para os próximos meses.
O superintendente de Estatísticas Públicas do FGV IBRE, Aloísio Campelo Júnior, destacou o desempenho da economia no aumento do otimismo dos empresários.
O Índice de Confiança Empresarial alcança quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.
O indicador só não subiu na Indústria devido à piora das avaliações sobre a situação de momento, que forçou um ligeiro recuou. Já a alta da confiança nos demais setores foi influenciada pela melhora da avaliação tanto do momento atual, quanto do futuro.
Economia Rio de Janeiro 03/10/2022 – 19:48 Vitória Elizabeth / GT Passos Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Confiança empresarial Índice FGV segunda-feira, 3 Outubro, 2022 – 19:48 110:00