Os indígenas da aldeia Pataxó Coroa Vermelha, que ficam em Santa Cruz Cabrália, perto de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, ganharam viagem para conhecer a Alemanha. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo do estado e confirmado pelo cacique da aldeia Coroa Vermelha, Zeca Pataxó. Quatro lideranças farão a viagem.
Segundo Zeca Pataxó, o objetivo do governo alemão é entender e acompanhar a situação do território indígena, além da saúde e educação, e, junto ao governo brasileiro, gerar benefícios à comunidade. A parceria é vista com muita importância pelos indígenas, que já começaram a preparar a documentação para a viagem.
“Recebemos um e-mail da confederação da Alemanha com o convite. Depois da repercussão da dança, eles [alemães] perguntaram se os índios gostariam de conhecer a Alemanha, e nós aceitamos. Devemos ir no mês que vem. Vão eu e o cacique Sinaldo Goivado, da aldeia Nova Coroa, e ainda vamos fazer reunião para escolher as outras duas pessoas”, conta.
De acordo com o líder da aldeia Coroa Vermelha, o grupo quer mostrar o governo alemão os projetos que eles têm para a população indígena. “Vamos levar um relatório com diagnóstico completo, que não será só da nossa aldeia, é do processo de demarcação [de terras]. Temos alguns projetos da área social para que eles [alemães] possam fazer aqui na aldeia também. O projeto está todo montado e foi elaborado por nós mesmos, com a ajuda de um indigenista que trabalha com índios há muito tempo”, diz.
Por | G1 Ba