Foi realizada mais uma tentativa de reintegração de posse Base de Operações do Combate a Incêndios Florestais, do Parque Nacional do Descobrimento, invadida por índios, desde o último dia 22 de fevereiro.
A base fica na altura do km 32 da Rodovia BA 489, trecho entre os municípios de Prado e Itamaraju. O local é responsável por 16 (dezesseis) unidades de conservação do Sul da Bahia, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Funciona como uma pequena sede provisória do Parque do Descobrimento, até que seja construído o Complexo Administrativo do Parque Nacional.
A tentativa de reintegração foi executada pela Polícia Federal de Porto Seguro, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através das equipes do Parque Nacional do Descobrimento, do Parque Nacional do Pau Brasil e da Coordenação Regional (CR-07), de Porto Seguro.
Representantes regionais da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), também participaram. Os índios não concordam em se retirar do local. Esta é a quarta tentativa frustrada de retomar a sede do Parque Nacional do Descobrimento.
Por| Primeiro Jornal