InícioEditorialEconomiaIndústria encerrou 2020 com 7,7 milhões de pessoas empregadas

Indústria encerrou 2020 com 7,7 milhões de pessoas empregadas

A indústria brasileira encerrou 2020 com 7,7 milhões de pessoas empregadas; a maioria, 97,4% desses trabalhadores, estava nas indústrias de transformação. No mesmo ano, o setor industrial brasileiro abrigava mais de 303 mil empresas com uma ou mais pessoas ocupadas. Essas empresas foram responsáveis pelo pagamento de cerca de R$ 308 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações.

Os dados constam na Pesquisa Industrial Anual Empresa 2020, a PIA Empresas, divulgada nesta quinta-feira (21) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A analista Synthia Santana, responsável pela pesquisa, destaca que, entre 2019 e 2020, a indústria aumentou o número de pessoas ocupadas em 0,5%, com destaque para o setor de alimentação.

O IBGE também divulgou os resultados da Pesquisa Industrial Produto 2020, que fornece informações sobre a produção e a venda de produtos e serviços fabricados pela indústria brasileira.

Em 2020, a receita líquida de vendas nas unidades locais industriais totalizou cerca de R$ 3 trilhões. Destaque para minério de ferro, influenciado pelo aumento de mais de 70% no preço da tonelada do minério em 2020, sustentado pela demanda chinesa.

Analisando os dados regionais, observa-se que no Sudeste, região mais industrializada do país, com cerca de 53,3% do total de vendas, óleos brutos de petróleo, minério de ferro e óleo diesel totalizaram 12,2% da receita de vendas na região.

Economia Maioria trabalhava nas indústrias de transformação, aponta IBGE Rio de Janeiro 21/07/2022 – 10:43 Leila Santos;/ Renata Batista Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional indústria IBGE quinta-feira, 21 Julho, 2022 – 10:43 171:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara exclui vídeo da participação de Felipe Neto em debate

Na ocasião, o influenciador digital se referiu ao presidente da Casa Baixa, Arthur Lira,...

Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de...

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Registre-se! CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

O direito à saúde, à educação e à visibilidade como cidadão são preceitos constitucionais...

Mais para você