InícioNotíciasPolíticaInteligência artificial: Lira defende atuação da Justiça nas eleições

Inteligência artificial: Lira defende atuação da Justiça nas eleições

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer atenção redobrada do Congresso Nacional ao tema da inteligência artifical em 2024.

O Metrópoles apurou que o deputado teme interferências da inteligência artificial nas eleições municipais, com a produção dos chamados deepfakes,técnica que consiste na criação de conteúdos não reais, em áudio e imagens. Os materiais têm sido utilizados para disseminar fake news.

Segundo interlocutores do presidente da Câmara, na avaliação do Lira, o Congresso Nacional tem enfrentado dificuldades para legislar sobre o assunto. Um demonstrativo é o PL das Fake News, que regulamenta a atuação de plataformas digitais e sites de mensagens instantâneas sobre a retirada de conteúdo falso das redes sociais.

O projeto, que tem relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), enfrentou resistência da bancada evangélica. Os parlamentares afirmam que o texto acaba com a “liberdade de expressão” nas redes sociais.

Conforme apurado pelo Metrópoles, Lira defende que o Judiciário, por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atue para regulamentar o tema antes das eleições de 2024. O presidente, no entanto, aguarda movimentação do Congresso sobre a pauta.

Comissão interna sobre inteligência artificial Em agosto deste ano, o Senado Federal instalou uma Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial. O colegiado avalia relatório produzido por uma Comissão de Juristas e outras matérias que englobam o tema.

Sob presidência do senador Carlos Viana (Podemos-MG), a comissão terá funcionamento até maio de 2024.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil recebeu US$ 1 mi para ajudar vítimas no RS, diz Janja

Primeira-dama declara que não pode revelar a empresa responsável...

Ações violentas da PM espalham medo, mas não inibem tráfico na Baixada

Role para pular introdução MISÉRIA E OPRESSÃOAções violentas da PM espalham medo na periferia da...

Leila Pereira, do Palmeiras, empresta avião para levar 2,5 toneladas de alimentos ao Rio Grande do Sul

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, vai emprestar seu avião para levar doações ao Rio...

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

Mais para você