InícioLazer, vida e culturaSaúdeIsrael prende suspeito de apoiar ‘rede terrorista iraniana’ na Síria e frusta...

Israel prende suspeito de apoiar ‘rede terrorista iraniana’ na Síria e frusta planos de atentados

O Exército israelense anunciou neste domingo (3) que havia frustrado planos de atentados de uma “rede terrorista iraniana” após a captura “nos últimos meses” de um de seus membros na Síria, que foi levado para Israel, segundo um comunicado. “Durante uma operação especial de inteligência no território sírio, realizada nos últimos meses, soldados […] capturaram um membro de uma rede terrorista iraniana na Síria”, declarou o exército, sem especificar a data ou o local exato de sua captura.

De acordo com o comunicado, o suspeito, um cidadão sírio chamado Ali Soleiman al Asi, vivia no sul do país. “Suas atividades incluíam a coleta de informações sobre as tropas israelenses na área da fronteira com o intuito de realizar futuras atividades terroristas para a rede”, informou o exército. O homem foi transferido para Israel, onde foi interrogado. Esta operação permitiu, segundo as Forças Armadas, “impedir um ataque e possibilitar a revelação dos métodos operacionais das redes terroristas iranianas localizadas perto das Colinas de Golã”.

During an intelligence-based, special IDF operation, IDF soldiers detained an Iranian terror network operative in Syria named Ali Soleiman al-Assi.

Al-Assi, a Syrian citizen who lives in the area of Saida in southern Syria, was under IDF surveillance and was found to be a… pic.twitter.com/Q2yAGIliiC

— Israel Defense Forces (@IDF) November 3, 2024

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) informou em julho que “forças israelenses capturaram um cidadão que trabalhava como motorista para transportar leite até a capital, Damasco, na vila de al Razatiya”, no sul da província de Quneitra, que faz fronteira com as Colinas de Golã sírias ocupadas por Israel.

Damasco tem tentado se manter à margem dos conflitos na Faixa de Gaza e no Líbano. Grupos afiliados ao movimento terrorista libanês Hezbollah dispararam foguetes da Síria contra a parte das Colinas de Golã ocupada por Israel. As Colinas de Golã foram parcialmente ocupadas por Israel em 1967 e anexadas em 1981.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jornal espanhol destaca Estêvão: ‘Brasil se prepara para coroar o seu novo rei’

O jornal espanhol Marca elogiou o jovem talento Estêvão, do Palmeiras, destacando que o...

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

Imagens de uma câmera de segurança divulgadas nesta quinta-feira mostram o momento em que...

Primeira Temporada off Broadway de “Super Hero” no Rio de Janeiro é sucesso de público

A qualidade do cenário e o talento dos jovens atores da montagem carioca foram...

Mais para você