Com o tema “Um caso de amor com o café”, a 11ª edição da Festa do Café Conilon de Itabela acontecerá entre os dias 4 e 6 de agosto no Rotary Club da cidade. O evento reafirma a importância da produção de café no município, que completou 28 anos em junho e tem sua história entrelaçada ao início do cultivo do grão na região.
Durante o evento, serão realizadas palestras e workshops abordando temas como tendências do clima, manejo de pragas, gestão de recursos hídricos e desafios e oportunidades do mercado da cafeicultura. Na programação, os presentes poderão participar da feira de agronegócios, exposição e venda de máquinas agrícolas e equipamentos.
A Festa contará com a presença de empresários, produtores, autoridades públicas, representantes de entidades e a sociedade civil em geral.
Além disso, haverá atrações inéditas, como o 1º Motocross do Café, e o 1º Concurso de qualidade do Café Conilon. Esta competição tem como objetivo identificar, promover e premiar produtores de café de qualidade do município, incentivando os bons cafeicultores a difundirem os métodos de sucesso utilizados na produção, e a perceberem em que podem melhorar para o próximo ano.
A Festa do Café Conilon representa uma tradição enraizada na cidade de Itabela que, desde o início da sua existência, tem o cultivo deste produto como principal atividade econômica, movimentando o comércio, sustentando famílias e contribuindo na evolução local e regional.
Sugestão de Fontes:
– Ricardo Covre (Presidente do Sindicato dos produtores rurais de Itabela);
– Luigi Guerra (Um dos principais produtores de Café da cidade);
– Luciano Francisqueto (Prefeito de Itabela);
– Ana Paula (Secretária do Sindicato dos produtores rurais de Itabela);
– Arthur Santos Fiorott (Mestre em Marketing, Degustador e Classificador de Café. É o organizador do Concurso de Qualidade).