Durante a noite desta quarta-feira (08), policiais do PEOT (Pelotão de Emprego Operacional Tático), efetuou a apreensão de uma adolescente sob a acusação de envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
Após uma abordagem de rotina nas proximidades da Rua São José, no bairro Várzea Alegre, o PEOT encontrou em poder de uma adolescente de apenas 15 anos, aproximadamente 10 buchas de uma erva prensada (identificada pelas autoridades como sendo o produto entorpecente maconha). No momento da abordagem a menor não esboçou nenhuma reação.
A adolescente foi encaminhada para a DEPOL de Itamaraju, confessando ter adquirido o produto entorpecente para a utilização. A menor deverá prestar depoimento ao delegado Willian Teles sob a tutela de um familiar. Ficando ainda a disposição da justiça.
É comum a utilização de adolescentes na comercialização de entorpecentes. Ainda de acordo com a polícia a promessa de dinheiro fácil tem a cada dia aproximado os adolescentes no mundo do crime. A legislação brasileira assegura às crianças e aos adolescentes o direito à saúde e o acesso às estratégias de redução de danos, conforme preconiza o Sistema de Garantia de Direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei n.º 8.069/1990). Mas um projeto de lei é discutido em diminuir a menoridade penal no Congresso Nacional.