A cidade de Itamaraju vive até domingo, dia 10 de novembro, um clima de militância política por causa do pleito do PED – Processo de Eleição Direta para a escolha do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. No final da tarde desta terça-feira (05/11), a advogada Izabel Alves Martins, uma filiada histórica do PT, desde a época das vacas magras, convocou a imprensa em sua residência em Itamaraju para esclarecer alguns rumores e descrever sua proposta de gestão a frente do partido, caso seja eleita presidenta. Ela começou dizendo que sem motivo convincente algum a chapa opositora tentou impugnar a sua composição no Diretório Municipal, mas o seu recurso no Diretório Estadual derrubou a tentativa e lhes deram legitimidade para concorrer ao PED.
A chapa da advogada Izabel Martins acompanha o nome de Everaldo Anunciação na estadual e de Paulo Teixeira na nacional. Em Itamaraju a eleição acontece, a partir das 08h da manhã no Colégio Estadual Polivalente, quando cada eleitor terá que escolher uma chapa e um candidato para votar e como critério, precisa ser militante, estar regularizado e levar em mãos um documento com foto. O outro candidato é o empresário Dalvadisio Lima, militante antigo do PT e o segundo mais votado nas eleições municipais de 2012.
A advogada Isabel Alves Martins é candidata à presidência do PT em Itamaraju com apoio de toda tendência petista da situação e do grupo que dá sustentação política ao prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), inclusive da base que ocupa cargos de primeiro escalão na administração municipal, a exemplo do secretário municipal de Transporte e Obras Públicas Francisco Scarpellini, o “Frei Chico”, secretária municipal de Agricultura Solange Chagas, secretária de Finanças e Fazenda Pública Lucilene Curvelo, secretário de desenvovimento Social Evandro Rodrigues e a secretária municipal de Esportes e Cultura Dilce Moura, além da vereadora Joscélia de Souza “Ju” e dos ex-vereadores Samuel Moura, Erclei Salles e Antônio Gomes da Silva.
A candidata a presidente do Diretório Municipal do PT de Itamaraju, Isabel Martins, declarou se for eleita, que vai devolver a vida orgânica do partido, reafirmando o compromisso com a reforma agrária, reforma política, direitos humanos, das mulheres, dos negros, jovens, índios e demais minorias. Durante a entrevista coletiva a candidata Ezabel Martins agradeceu o apoio recebido da secretária de Estado do Desenvolvimento Social Moema Gramacho, do ouvidor do Estado da Bahia Jones Carvalho, do deputado estadual Joseildo Ramos, do ex-presidente local do PT Selmides Souza Pereira “Bida” e dos ex-dirigentes do MST Rutemberg Teodoro dos Santos “Grilo” e Miguel Monteiro Sousa.
Para a secretária municipal de Finanças e Fazenda Pública Lucilene Curvelo, o PED é uma prova incontestável de que a estrela do partido brilha ainda mais forte. “As eleições renovaram a nossa certeza de que o PT representa o projeto de um Brasil melhor com desenvolvimento, geração de empregos e distribuição de renda. Não podemos julgar o nosso partido pelas suas personagens do passado, até porque Itamaraju vive hoje uma nova conjuntura política com pessoas preparadas e maduras integrando o nosso partido. E é muito bom ver o filiado que está aqui por ideologia, por que é de esquerda, por que tem a vontade de avançar mais e mais, que deseja uma sociedade mais justa, mais igual, mais social. E, sobretudo, apoiamos a doutora Izabel Martins porque ela é uma grande companheira e entende que não se pode confundir política externa com política interna”, pontuou Lucilene Curvelo.
Para a secretária municipal de Agricultura Solange Chagas, o Partido dos Trabalhadores sairá vitorioso no Processo de Eleições Diretas em Itamaraju neste domingo (10/11), porque o nível dos debates e a forma de engajamento da militância refletem o grau de maturidade do PT. “Nenhum partido nacional, em meio a uma crise financeira que os municípios estão vivendo, teria tanta vitalidade, crédito e força como o PT está demonstrando na Bahia e em Itamaraju, município com o maior número proporcional de filiados do Estado. O PT está fincado em todos os movimentos sociais sem se transformar num partido corporativista e sem aparelhar os movimentos. E vamos eleger a doutora Izabel Martins para a presidência do Diretório Municipal, porque entendemos e incentivamos a necessidade de independência e autonomia dos movimentos sociais em relação ao partido”, enfatizou Solange Chagas.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social Evando Rodrigues, o PT tem história e grandes exemplos para mostrar e por isso é preciso preservar a história do partido elegendo a advogada Izabel Martins para o Diretório Municipal. “A forte representatividade política em toda a sociedade brasileira e na comunidade partidária internacional faz do PT um importante partido no mundo. A nossa história é contada através da defesa dos princípios da cidadania. Nascemos com uma nova proposta de esquerda aliando pluralidade interna e compromisso com uma sociedade mais igualitária e humana. Sempre defendemos a liberdade sindical, de imprensa, de associação e a livre manifestação de opinião e crítica. Somos um partido socialista, democrático e moderno, com participação ativa dos militantes. A democracia e o socialismo são inseparáveis na visão petista”, salientou Evando Rodrigues.
A vereadora Joscélia de Souza “Ju”, disse que a eleição da advogada Isabel Martins para presidência do diretório municipal do PT em Itamaraju, significa o avanço social, político e democrático do município, marcado por grandes lutas pela terra e por igualdade. “Este ano, comemoramos 33 anos de fundação do partido. Durante esse tempo, Introduzimos na política elementos importantes que contribuíram para a incorporação da ética e transparência na administração pública e nos parlamentos. No legislativo, o PT instituiu a ação democrática unificada partidária. Trabalhamos constantemente para a modernização do Parlamento. Assumimos com responsabilidade a posição de ponta na fiscalização do Poder Executivo. Ao mesmo tempo, elaboramos políticas públicas e leis comprometidas com o avanço social, desenvolvimento econômico e direitos humanos. Ações que são exemplos para todo o legislativo brasileiro”, ressaltou a vereadora Ju.
Para a candidata a presidente, advogada Isabel Martins, o PT sempre entendeu que o combate à corrupção é decisivo para a afirmação de valores éticos na sociedade, para a consolidação de costumes corretos e para o desenvolvimento de uma economia fundada em regras eqüitativas e justas. Segundo ela, o PT está colocando o país no caminho certo, lançando as bases para um longo período de desenvolvimento econômico sustentado com geração de empregos, justiça social, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. E como sempre fez no país, chegou à hora do PT também abrir espaço para a população de Itamaraju participar mais do processo legislativo e conquistar mais espaço, poder e legitimidade para buscar um futuro melhor para todos os itamarajuenses.
A candidata ao PED pelo coletivo reencantar, Izabel Martins, nasceu no distrito de Nova Alegria em Itamaraju, é advogada, sempre foi militante de esquerda e está filiada ao PT desde 1990. Foi fundadora do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia. Representou a classe trabalhadora na Justiça Federal do Trabalho. Atuou no nascimento do MST. Foi presidente por dois mandados da Comissão de Diretos Humanos da subseção da OAB de Itamaraju e vice-presidente do Conselho das Mulheres de Itamaraju.
Em nível estadual o PED 2013 tem 5 candidatos à presidência do PT na Bahia. Entre os candidatos são: Chapa 1 – O economista e matemático Hipólito de Brito, 56 anos e com 25 anos de militância no PT da Bahia. Na chapa 2 – O servidor público federal Everaldo Anunciação, 53 anos e secretário estadual de organização do partido. Chapa 3 – O jornalista e radialista Ernesto Marques, vice-presidente da Associação Baiana de Imprensa e ex-assessor de imprensa do governo Jaques Wagner. Chapa 4 – O militante Wanderson Pimenta, 27 anos, bacharel em Direito, membro do movimento de casas de estudantes desde 2005 e filiado ao PT desde 2009. Chapa 5 – O geólogo Lourival Tranqüilo, membro da executiva do PT na Bahia, participou das mobilizações estudantis em 1968 contra a ditadura militar e foi delegado no Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores.
Por ASCOM /Imagens – TN