InícioITAMARAJU | Caso da APAE, alcança noticiários regionais

ITAMARAJU | Caso da APAE, alcança noticiários regionais

Após circular nas principais redes sociais e transformar numa preocupação da comunidade itamarajuense, o pronunciamento de membros da diretoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi alvo também da equipe da afiliada da rede globo da região.

Profissionais da TV estiveram nesta sexta-feira (01), realizando o registro do caso que após um  impasse chegou a impactar com possibilidade de fechamento da APAE do município.

A equipe de reportagem ouviu pais e usuários dos serviços da APAE, sobre necessidades, preocupações e receios. Os membros da direção apontaram as dificuldades do cotidiano, além de apresentar um déficit nas contas da instituição referente à receita, onde atribuiu um gasto mensal com valor proporcional a R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). No entanto, o maior problema tem relação com falta de profissionais necessários ao funcionamento.

Parceiros e até um parlamentar estiveram acompanhando a equipe de reportagem.

De forma parcial, prevalecendo o jornalismo ético e sério, os profissionais da imprensa utilizaram da prerrogativa de ouvir o gestor municipal de Itamaraju, que apontou a realidade vivenciada no município e necessidades de ajustes das contas públicas, apresentando relatório com direcionamento de 52 profissionais a instituição APAE, perfazendo um montante superior a R$ 1 milhão de reais anualmente. Mas enfatizou que em momento algum houve intenção em interromper qualquer serviço da instituição.

O prefeito ainda relatou que a instituição ao longo de 03 décadas, demonstra respeito pelo serviço prestado, mas é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. Tal regime impede que recursos possam ser destinados do município para aquisição de bens (como ônibus ou até mesmo reformas).

Referente aos profissionais disse está acontecendo um remanejamento, para atender a atual realidade, também tornando necessários modificar alguns profissionais no quadro da APAE, também citou que um profissional que atendia usuários no meio ano, passou num concurso e abandou o cargo, busca contratar, porém na região existem poucos.

Na próxima semana uma audiência está marcada para uma mediação com a promotoria no município.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você