A Mobilização que esteve ocorrendo em todo país em comemoração ao “Dia Nacional das Lutas” também aconteceu em Itamaraju, onde os representantes das entidades CUT e MST se uniram e realizaram o maior protesto em reivindicação a melhorias.
A pauta de reivindicação cobra a instalação e o funcionamento de Postos de saúde com equipamentos e profissionais, além de centro de atendimento cirúrgico e emergencial. Questionaram sobre a eleição do conselho de saúde com transparência e participação de sociedade organizada.
Para transporte público, foi solicitado veículos com segurança atendendo os regimes legais. Durante o trajeto foram abordados assuntos como a reforma política, fim do fator previdenciário, jornada de trabalho de 40 h semanais e mais transparência nas contas pública.
Centenas de manifestantes seguiram o protesto, dentre estes estavam representantes da CUT, trabalhadores rurais e diversos grupos sociais, reuniram em busca de melhorias para a comunidade de Itamaraju.
Representando a CUT esteve Sidney Marcos (Marcão da CUT), João Climário (diretor regional da CUT), o líder do MST Evanildo Costa também se fez presente, além de vários representantes do partido dos trabalhadores (PT) a nível regional e estadual.
A concentração dos manifestantes iniciou na Praça Castelo Branco, percorreu ruas e avenidas da cidade finalizando em frente à Câmara Municipal de Vereadores. Durante o protesto até um caixão foi utilizado simbólico, simbolizando o velório de promessas da saúde.
Por | Carlos Figueiredo – Itamaraju Notícias