Populares orientados por bombeiros civis, controlaram um incêndio, ocorrido no período noturno desta quinta-feira (24), nos fundos de uma oficina de veículos as margens da rodovia BR-101, distante também as poucos metros de um posto de combustível que é divido pela via, no trecho urbano de Itamaraju.
Devido ao tempo seco, somado a fortes ventos, o fogo rapidamente tomou proporções devastadoras, sendo necessário retirada rápida de veículos, que por pouco não foram incinerados.
A fumaça dificultava na contenção do fogo. Contando ainda com a falta de equipamentos, devido o município não possuir o Corpo de Bombeiros ou brigada de incêndio.
O incêndio iniciou no quintal aos fundos da oficina, onde não se sabe o que teria provocado o fogo, mas avançou até acessar as dependências da empresa.
Transeuntes tentaram contato com a defesa civil do município, no entanto devido o funcionamento ocorrer na sede do governo municipal, ninguém foi localizado.
Tramita no legislativo municipal um projeto de lei, que permita a defesa civil contratar bombeiros civis, para ocupar e realizar avaliações em locais com grandes aglomerações de pessoas ou áreas de riscos a vida.
Os bombeiros civis sempre prestaram um relevante serviço à sociedade. Mas nunca foram remunerados, dificultando a aquisição de equipamentos para a sua continuidade ou até mesmo para melhor atender a comunidade.