[dropcap]M[/dropcap]oradores e profissionais do PSF do bairro Marotinho homenagearam durante a tarde de sábado (26) ao médico Miguel (cubano) que trabalhou nos últimos 3 anos no Programa Mais Médicos.
A cerimônia aconteceu nas futurasa instalações da unidade de saúde do bairro Marotinho, os profissionais transferiram carinho, além de lembrar momentos saudosos do período de estadia do médico no PSF.
Ao longo dos três anos o médico cubano conseguiu visitar vários pacientes, criando assim laços com os moradores. O profissional não descarta aceitar um novo desafio no futuro ou mesmo voltar ao Brasil.
De acordo com os organizadores a homenagem foi uma singela forma da comunidade do bairro Marotinho, agradecer ao médico por sua dedicação, garantindo assim melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Uma moradora relatou, “ele traz a solidariedade como princípio e entendem a saúde como um direito das pessoas, além de cumprirem rigorosamente seus horários”.
Além do respeito da comunidade, o médico cubano deixa saudade à comunidade.
Convênio
O Programa Mais Médicos (PMM) é composto por um conjunto de medidas que visam melhoras no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele prevê a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. A chegada dos médicos cubanos para atuar no programa se deu por meio de um convênio intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O Mais Médicos alcançou 72,8% dos municípios brasileiros, beneficiando 63 milhões de pessoas. O programa inclui investimentos em infraestrutura e na formação profissional. Até 2017, a previsão é que sejam criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica.
Em setembro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou o reajuste em 9% da bolsa dos profissionais que atuam no programa. Ele também confirmou a renovação do convênio com a Opas. No entanto, a meta é reduzir a participação dos cubanos e aumentar a dos brasileiros.
Atualmente, o Mais Médicos tem 18.240 vagas na atenção básica de saúde em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas.
[AFG_gallery id=’109′]
Por | Ascom