InícioEditorialITAMARAJU | Projeto de consórcio apresentado a câmara, poderá abrir porta para...

ITAMARAJU | Projeto de consórcio apresentado a câmara, poderá abrir porta para o EUCALIPTO

Os parlamentares do município de Itamaraju, novamente estiveram reunidos numa sessão ordinária durante a noite desta terça-feira (23), tendo como centro do debate um assunto preocupante, destinado a casa através de um projeto de lei do governo municipal. Além de aprovarem uma serie de indicações de melhorias.

Em pequeno expediente foi realizada a leitura e aprovação da ATA da sessão anterior, além de varias indicações e relatório do projeto que regulamenta o dia do GARI no calendário municipal.

Na sessão anterior ocorrida na terça-feira (16), foi apresentado à casa parlamentar um projeto de lei formulado pela equipe do prefeito [Marcelo Angênica]. Que visava integrar o município ao Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura, que permitiriam num formato de concessão a gestão, avaliação, uso de recursos, através de uma empresa pública constituída pelo grupo consorciado, que atualmente é integrada por 11cidades (Itanhém, Ibirapuã, Vereda, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Guaratinga) faltando apenas à adesão de Itamaraju e Caravelas num processo de ratificação.

Abertas as discussões em grande expediente, também foi permite ao represente do consórcio explanar sobre a função, parceiros, projetos e objetivo de sua visita. Além de responder a uma serie de questionários.

Vários vereadores realizaram questões que direcionavam suas preocupações com o plantio do eucalipto no município, onde atualmente possui uma restrição da exploração da cultura em apenas 5%.

Todos agradeceram a presença do representante, mas parte dos edis intensificaram o discursos, demonstrando desconfiança no consórcio que aparentar ser uma porta aberta para a silvicultura do eucalipto, devido todos os municípios que estão consorciados tem maciça exploração da cultura.

Muitos dados estatísticos e um discurso amplamente técnico foram expostos, no entanto pouco convenceu aos parlamentares, que sabem da impopularidade voltada ao plantio de eucalipto na região. Trazer essa realidade para o município seria danoso, tanto politicamente como no âmbito econômico, pois concentraria as riquezas num pequeno grupo de latifundiários, deixando pequenos assentados e famílias oprimidos pelo plantio. Contradizendo também o discurso do gestor, que sempre pregou a democracia, geração de emprego e renda.

Agora o projeto é visto como uma “caixa de pandora”, se aberto poderá trazer riscos econômicos e sociais desconhecidos.

Os vereadores devem discutir sobre o projeto, no entanto vários parlamentares foram ouvidos e boa parte é contra a especulação do convênio deste consórcio. Nas ruas o assunto sempre foi muito polêmico.

Nas próximas semanas o projeto deverá ser votado, mas a aceitação também depende do posicionamento popular.

Ao final das discussões a pauta do dia foi colocada em votação com varias indicações. E nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira (30).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você