Uma dura realidade da região é sobre a dependência de reparos, devidos as grandes empresas no ramo da mecânica dos veículos utilizados pelos SAMU, onde peças de reposição são obrigadas a vir de distribuidores do sudeste e sul do país e em alguns casos chegam a ser importadas.
Com base numa portaria do governo federal e dentro do regulamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), condiz com troca de unidades utilizando de dois critérios, por tempo de uso ou quilometragem superior a 300 mil.
Seguindo os fatos é possível narrar que na madrugada do último domingo dia 08 de Maio por volta das 4 horas a Unidade de Suporte Avançado foi acionada para uma transferência do Município de Alcobaça para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde no retorno da equipe por volta das 10 hs da manhã apresentou um problema mecânico. Onde foi necessário solicitar as peças na cidade de Salvador.
A unidade foi liberada para atendimentos na tarde desta quarta feira, dia 11 de Maio.
Atualmente o SAMU de Itamaraju presta atendimento a 30 distritos, na área de abrangência de Prado, Alcobaça, Jucuruçu Itamaraju e Caravela, somando 5 cidades, 3 rodovias, garantindo cuidados a vida de 147644 habitantes.
A Secretaria Municipal de Saúde vem de forma incessante tentando através de protocolos, notificações e recursos renovar a frotas e não mede esforços para manter o funcionamento das ambulâncias.
A equipe do SAMU sempre está a disposição da comunidade, tentado de forma árdua salvar vidas.
Por | Ascom SAMU